Projeto de cabeçote para testes e desenvolvimento de estratégia Ultra High Pressure Direct Injection
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Data
2022-10-07Autor
Ferreira, Lincoln Moreira do Prado
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Tendo em vista a preocupação crescente em relação aos gases poluentes e de efeito estufa, os limites de emissões veiculares vêm se tornando cada vez mais restritivos. Sendo assim, o desenvolvimento de motores a combustão interna cada vez mais eficientes, se torna necessário. Uma das estratégias utilizadas para o aumento de eficiência para motores ciclo Otto é a utilização de injeção direta de combustível. Porém, essa estratégia, apesar de beneficiar o aumento de eficiência, promove a formação de espécies de poluentes características da má formação de mistura. Dessa forma, o uso de pressões de injeção ultra altas vêm sendo investigado para mitigar as desvantagens associadas à essa estratégia, uma vez que com pressões mais altas as gotículas de combustível possuem uma menor razão superfície/volume e vaporizam mais facilmente. Desse modo, o presente trabalho visa desenvolver um protótipo de cabeçote monocilíndrico, com base em um modelo comercial Stellantis GSE T4, para, em conjunto com outras universidades, avaliar a utilização de pressões de injeção de combustível ultra altas utilizando etanol como combustível. Algumas restrições geométricas foram realizadas por conta dos métodos de fabricação, das restrições apontadas por outras universidades, dos custos de produção e do tempo disponível para a execução do projeto. Dessa forma, o projeto buscou representar da melhor forma a operação do motor original para que pudesse se tornar comparativo com os dados adquiridos pelas outras instituições viabilizando o estudo experimental do uso da estratégia de injeção direta com ultra alta pressão.
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- TCC Engenharia Mecânica [131]