dc.contributor.advisor | Lanzanova, Thompson Diórdinis Metzka | |
dc.creator | Ferreira, Lincoln Moreira do Prado | |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:53:46Z | |
dc.date.available | 2022-11-16T18:53:46Z | |
dc.date.issued | 2022-10-07 | |
dc.date.submitted | 2022-10-07 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26933 | |
dc.description.abstract | Given the growing concern about polluting and greenhouse gases, vehicle emission limits are becoming increasingly restrictive. Therefore, the development of more efficient internal combustion engines becomes necessary. One of the strategies used for efficiency rising in Otto cycle engines is the fuel direct injection. Howeverdespite benefiting the efficiency increase, this strategy promotes the formation of pollutant species characteristic of poor mixture formation. Thus, the use of ultra-high injection pressures has been investigated to mitigate the disadvantages associated with this strategy, since with higher pressures, the fuel droplets have a lower surface/volume ratio, improving vaporization. Hence, the present work aims to develop a prototype of a monocylindric cylinder head, based on a commercial model Stellantis GSE T4, to, together with other universities, evaluate the use of ultra-high fuel injection pressures using ethanol as fuel. Some geometric restrictions were carried out due to the manufacturing methods, the restrictions pointed out by other universities, the production costs and the time available for the execution of the project. In this way, the project sought to better represent the operation of the original engine so that it could become comparative with the data acquired by other institutions enabling the experimental study of ultra-high pressure direct injection strategy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Projeto de Cabeçote | por |
dc.subject | Motor de Pesquisas | por |
dc.subject | Ultra Alta Pressão de Injeção | por |
dc.subject | Cylinder Head Design | eng |
dc.subject | Research Engine | eng |
dc.subject | Ultra-high Injection Pressure | eng |
dc.title | Projeto de cabeçote para testes e desenvolvimento de estratégia Ultra High Pressure Direct Injection | por |
dc.title.alternative | Clinder head design for ultra high pressure direct injection testing and strategy development | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Tendo em vista a preocupação crescente em relação aos gases poluentes e de efeito estufa, os limites de emissões veiculares vêm se tornando cada vez mais restritivos. Sendo assim, o desenvolvimento de motores a combustão interna cada vez mais eficientes, se torna necessário. Uma das estratégias utilizadas para o aumento de eficiência para motores ciclo Otto é a utilização de injeção direta de combustível. Porém, essa estratégia, apesar de beneficiar o aumento de eficiência, promove a formação de espécies de poluentes características da má formação de mistura. Dessa forma, o uso de pressões de injeção ultra altas vêm sendo investigado para mitigar as desvantagens associadas à essa estratégia, uma vez que com pressões mais altas as gotículas de combustível possuem uma menor razão superfície/volume e vaporizam mais facilmente. Desse modo, o presente trabalho visa desenvolver um protótipo de cabeçote monocilíndrico, com base em um modelo comercial Stellantis GSE T4, para, em conjunto com outras universidades, avaliar a utilização de pressões de injeção de combustível ultra altas utilizando etanol como combustível. Algumas restrições geométricas foram realizadas por conta dos métodos de fabricação, das restrições apontadas por outras universidades, dos custos de produção e do tempo disponível para a execução do projeto. Dessa forma, o projeto buscou representar da melhor forma a operação do motor original para que pudesse se tornar comparativo com os dados adquiridos pelas outras instituições viabilizando o estudo experimental do uso da estratégia de injeção direta com ultra alta pressão. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |