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dc.contributor.advisorLanzanova, Thompson Diórdinis Metzka
dc.creatorFerreira, Lincoln Moreira do Prado
dc.date.accessioned2022-11-16T18:53:46Z
dc.date.available2022-11-16T18:53:46Z
dc.date.issued2022-10-07
dc.date.submitted2022-10-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26933
dc.description.abstractGiven the growing concern about polluting and greenhouse gases, vehicle emission limits are becoming increasingly restrictive. Therefore, the development of more efficient internal combustion engines becomes necessary. One of the strategies used for efficiency rising in Otto cycle engines is the fuel direct injection. Howeverdespite benefiting the efficiency increase, this strategy promotes the formation of pollutant species characteristic of poor mixture formation. Thus, the use of ultra-high injection pressures has been investigated to mitigate the disadvantages associated with this strategy, since with higher pressures, the fuel droplets have a lower surface/volume ratio, improving vaporization. Hence, the present work aims to develop a prototype of a monocylindric cylinder head, based on a commercial model Stellantis GSE T4, to, together with other universities, evaluate the use of ultra-high fuel injection pressures using ethanol as fuel. Some geometric restrictions were carried out due to the manufacturing methods, the restrictions pointed out by other universities, the production costs and the time available for the execution of the project. In this way, the project sought to better represent the operation of the original engine so that it could become comparative with the data acquired by other institutions enabling the experimental study of ultra-high pressure direct injection strategy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProjeto de Cabeçotepor
dc.subjectMotor de Pesquisaspor
dc.subjectUltra Alta Pressão de Injeçãopor
dc.subjectCylinder Head Designeng
dc.subjectResearch Engineeng
dc.subjectUltra-high Injection Pressureeng
dc.titleProjeto de cabeçote para testes e desenvolvimento de estratégia Ultra High Pressure Direct Injectionpor
dc.title.alternativeClinder head design for ultra high pressure direct injection testing and strategy developmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoTendo em vista a preocupação crescente em relação aos gases poluentes e de efeito estufa, os limites de emissões veiculares vêm se tornando cada vez mais restritivos. Sendo assim, o desenvolvimento de motores a combustão interna cada vez mais eficientes, se torna necessário. Uma das estratégias utilizadas para o aumento de eficiência para motores ciclo Otto é a utilização de injeção direta de combustível. Porém, essa estratégia, apesar de beneficiar o aumento de eficiência, promove a formação de espécies de poluentes características da má formação de mistura. Dessa forma, o uso de pressões de injeção ultra altas vêm sendo investigado para mitigar as desvantagens associadas à essa estratégia, uma vez que com pressões mais altas as gotículas de combustível possuem uma menor razão superfície/volume e vaporizam mais facilmente. Desse modo, o presente trabalho visa desenvolver um protótipo de cabeçote monocilíndrico, com base em um modelo comercial Stellantis GSE T4, para, em conjunto com outras universidades, avaliar a utilização de pressões de injeção de combustível ultra altas utilizando etanol como combustível. Algumas restrições geométricas foram realizadas por conta dos métodos de fabricação, das restrições apontadas por outras universidades, dos custos de produção e do tempo disponível para a execução do projeto. Dessa forma, o projeto buscou representar da melhor forma a operação do motor original para que pudesse se tornar comparativo com os dados adquiridos pelas outras instituições viabilizando o estudo experimental do uso da estratégia de injeção direta com ultra alta pressão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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