Uma análise da relação entre investimento em educação por aluno, PIB per capita e o desempenho no IDEB
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Data
2022-06-21Autor
Balsan, Laércio André Gassen
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Melhorar a qualidade da Educação é uma estratégia indispensável para o desenvolvimento
econômico. Compreender quais políticas públicas promovem aumento dessa qualidade é
fundamental para que os gestores possam implementar as melhores práticas para a consecução
desse objetivo. Inserida nesse contexto, esta pesquisa busca verificar a influência do investimento por
aluno no ensino fundamental, bem como do PIB per capita sobre os resultados do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada Estado. Para tanto, realizou-se uma pesquisa
quantitativa, cujos dados foram obtidos por meio de várias bases de dados, entre elas do Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Sistema de Informações sobre Orçamento
da Educação Pública (Siope) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (INEP). Os principais resultados demonstram correlação positiva entre as variáveis. O
modelo de regressão resultante das análises demonstrou influência do aumento dos gastos públicos
por aluno sobre o desempenho dos alunos. O modelo consegue explicar uma variação de 34% do
Ideb, sendo que uma alteração de 1% nos investimentos por aluno aumenta em 0,22% a nota do
Ideb. Ou seja, um maior investimento em Educação promove um maior desempenho dos alunos. O
PIB per capita se mostrou uma variável moderadora da relação investimento por aluno e Ideb. O
modelo de moderação demonstra que um aumento de igual magnitude de investimento em Educação
em locais que possuem um baixo investimento e um PIB menor produz maiores resultados do que em
locais que já apresentam um alto investimento em educação e um PIB per capita alto. Assim, os
resultados demonstram que investir em educação melhora o desempenho dos alunos. Além disso,
investir onde há um baixo investimento e uma distribuição de renda menor gera maiores resultados.
Por fim, espera-se que as análises realizadas possam contribuir para o progresso do conhecimento
científico, bem como na implementação de políticas públicas de investimento em Educação.
Coleções
- TCC Ciências Econômicas [120]
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