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dc.contributor.advisorBecker, Kalinca Léia
dc.creatorBalsan, Laércio André Gassen
dc.date.accessioned2022-11-16T19:11:47Z
dc.date.available2022-11-16T19:11:47Z
dc.date.issued2022-06-21
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26951
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Econômicas, RS, 2022.por
dc.description.abstractImproving the quality of education is an indispensable strategy for economic development. Understanding which quality public policies is essential so that we can increase their implementation as best practices to promote this objective. Inserted in this context, this research seeks to verify the influence of investment per student in elementary education, as well as the GDP per capita on the results of the Basic Education Development Index (Ideb) of each state. For this, data research were obtained through database: National Institute of Educational Studies and Research (Inep), Public Education Budget Information System (Siope) and National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). The main results demonstrate a positive correlation between the variables. The regression model resulting from the analyzes showed the influence of the increase in public spending per student on student performance. The model can explain a 34% variation in Ideb, with a 1% change in investments per student increasing the Ideb score by 0.22%. In other words, greater investment in education promotes greater student performance. The GDP per capita proved to be a moderating variable in the investment per student and Ideb ratio. The moderation model demonstrates that an equal magnitude increase in investment in education in places that have low investment and a lower GDP produces greater results than in places that already have a high investment in education and a high GDP per capita. Thus, the results demonstrate that investing in education improves student performance. In addition, investing where there is low investment and a smaller income distribution generates greater results. Finally, it is expected that the analyzes carried out can contribute to the progress of scientific knowledge, as well as to the implementation of public policies for investment in Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInvestimento por alunopor
dc.subjectPIB per capitapor
dc.subjectIDEBpor
dc.subjectDesempenho dos estudantespor
dc.subjectQualidade da Educaçãopor
dc.subjectInvestment per studenteng
dc.subjectGDP per capitaeng
dc.subjectStudent performanceeng
dc.subjectQuality of Educationeng
dc.titleUma análise da relação entre investimento em educação por aluno, PIB per capita e o desempenho no IDEBpor
dc.title.alternativeAn analysis of the relationship between investiment in education per student, GDP per capita end IDEB performanceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Econômicaspor
dc.description.resumoMelhorar a qualidade da Educação é uma estratégia indispensável para o desenvolvimento econômico. Compreender quais políticas públicas promovem aumento dessa qualidade é fundamental para que os gestores possam implementar as melhores práticas para a consecução desse objetivo. Inserida nesse contexto, esta pesquisa busca verificar a influência do investimento por aluno no ensino fundamental, bem como do PIB per capita sobre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada Estado. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, cujos dados foram obtidos por meio de várias bases de dados, entre elas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Sistema de Informações sobre Orçamento da Educação Pública (Siope) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os principais resultados demonstram correlação positiva entre as variáveis. O modelo de regressão resultante das análises demonstrou influência do aumento dos gastos públicos por aluno sobre o desempenho dos alunos. O modelo consegue explicar uma variação de 34% do Ideb, sendo que uma alteração de 1% nos investimentos por aluno aumenta em 0,22% a nota do Ideb. Ou seja, um maior investimento em Educação promove um maior desempenho dos alunos. O PIB per capita se mostrou uma variável moderadora da relação investimento por aluno e Ideb. O modelo de moderação demonstra que um aumento de igual magnitude de investimento em Educação em locais que possuem um baixo investimento e um PIB menor produz maiores resultados do que em locais que já apresentam um alto investimento em educação e um PIB per capita alto. Assim, os resultados demonstram que investir em educação melhora o desempenho dos alunos. Além disso, investir onde há um baixo investimento e uma distribuição de renda menor gera maiores resultados. Por fim, espera-se que as análises realizadas possam contribuir para o progresso do conhecimento científico, bem como na implementação de políticas públicas de investimento em Educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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