dc.contributor.advisor | Negrini, Tatiane | |
dc.creator | Brum, Francine Figueiredo | |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T12:56:19Z | |
dc.date.available | 2022-11-17T12:56:19Z | |
dc.date.issued | 2021-09-10 | |
dc.date.submitted | 2021-09-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26961 | |
dc.description.abstract | This research project is justified due to the sudden change in the school context of 2020, due to the
pandemic, and aimed to analyze the perception of students with high skills/giftedness about the
impact of the pandemic on their learning processes. The research had a qualitative, exploratory
approach and was characterized as a case study. Six students already identified with AH/SD, from
fundamental and middle schools, from a public school in the state of Paraná participated in the
research. The choice of the school occurred after the participation of the teacher of the AH/SD room
and the students, in the discipline "Specific topics of deepening directed to area I". Data were collected
through interviews conducted on the Google Meet platform; being guided by a semi-structured script
and, later, the literal transcriptions of the records were performed. Thus, it is concluded that at the
beginning of the pandemic, most students faced organizational difficulties. However, they engaged in
seeking ways to solve these problems and, at that time learning was directly linked to individual
commitment, they became protagonists of their own learning process. They were not discouraged by
external factors such as the lack of public policies to help students from families in social vulnerability,
to acquire equipment and internet plans, fundamental for the continuity of studies at that time. Finally,
it is believed to be important to study a later study, so that it is evaluated how this period of remote
teaching may have affected these students in medium and long term. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Especial. Altas Habilidades/Superdotação. Distanciamento Social. Aprendizagem. Atendimento Educacional Especializado. | por |
dc.title | Processos de aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação durante o período de distanciamento social | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Educação Especial - Noturno | por |
dc.description.resumo | O presente projeto de pesquisa justifica-se devido à repentina mudança no contexto escolar de 2020,
em decorrência da pandemia, e teve como objetivo analisar a percepção de alunos com altas
habilidades/superdotação sobre o impacto da pandemia em seus processos de aprendizagem. A
pesquisa teve uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e se caracterizou como estudo de
caso. Participaram da pesquisa seis alunos já identificados com AH/SD, dos ensinos fundamentais e
médios, de uma escola pública do estado do Paraná. A escolha da escola deu-se após a participação
da professora da sala de AH/SD e dos estudantes, na disciplina “Tópicos específicos de
aprofundamento dirigido à área I”. A coleta de dados se deu por entrevistas, realizadas na plataforma
Google Meet; foram guiadas por um roteiro semiestruturado e, posteriormente, realizadas as
transcrições literais dos registros. Dessa forma, conclui-se que, no início da pandemia, a maioria dos
alunos enfrentou dificuldades organizacionais. Porém, se engajaram em buscar formas de resolução
para esses problemas e, sendo que nesse momento a aprendizagem estava diretamente ligada ao
comprometimento individual, tornaram-se protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem.
Não se deixaram desanimar por fatores externos, como a falta de políticas públicas para auxiliar aos
estudantes em situação de vulnerabilidade social, a adquirir equipamentos e planos de internet,
fundamentais para a continuidade dos estudos nesse momento. Por fim, acredita-se ser importante
um estudo posterior, para que seja avaliado como esse período de ensino remoto pode ter afetado
esses estudantes a médio e longo prazos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |