O papel do professor de educação especial na alfabetização de estudantes com deficiência intelectual
Resumo
A apropriação de habilidades para as aprendizagens acontece através de etapas
significativas ao indivíduo. De forma gradual e individual, se caracterizando dessa
forma como um processo. Esta pesquisa tem como objetivo geral, “Compreender o
papel do professor de educação especial no processo de alfabetização de estudante
com deficiência intelectual (DI) em um contexto de sala regular, a fim de identificar
ações práticas que oportunizem a alfabetização do estudante com DI”. Participam
dessa pesquisa doze professores de educação especial, atuantes em escolas de
ensino regular com alunos com DI com experiência mínima de um (01) ano com
esses estudantes. O estudo se configura como uma pesquisa exploratória descritiva
realizada, nos anos de 2020 e 2021, no município de Santa Maria no estado do Rio
Grande do Sul, e, por questões sanitárias impostas pela pandemia do
CORONAVÍRUS (COVID 19), teve como instrumento de coleta de dados um
questionário Google Forms. A análise dos dados se deu através das categorias,
“Habilidades necessárias ao estudante DI para a alfabetização” e “Aspectos
relevantes da prática pedagógica do professor de educação especial visando a
aquisição de habilidades necessárias para a alfabetização”, onde foi possível
observar que, os professores de educação especial proporcionam estratégias
pedagógicas com vistas à alfabetização do estudante com DI, estimulando as
habilidades necessárias para esse processo, potencializando todas as formas de
aprendizagens.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: