Mostrar registro simples

dc.creatorStoever, Carlos Alberto Day
dc.date.accessioned2022-11-18T12:07:14Z
dc.date.available2022-11-18T12:07:14Z
dc.date.issued2022-08-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/26989
dc.description.abstractConcern about integrity in organizations is a growing theme in Brazil. The matter has been gaining importance since Operation Car Wash, which affected the largest companies in the country, uncovering a large corruption scheme involving public contracts. Since then, compliance programs have been gaining support from public organizations, largely due to the demands made by external control bodies. However, the compliance programs of public bodies are still focused on their internal audience, not having a broad scope, to map and involve all their stakeholders. Within this scenario, the present work seeks to analyze the relationship between the compliance programs applied to supplier stakeholders and the level of corruption of public organizations, identifying whether and how this relationship reflects on the Fraud and Corruption Control Fragility Index calculated by the Court of Justice. Union Accounts. Using stakeholder theory as a theoretical basis for research and advancing its relationship with compliance programs, the work explores corruption in organizations as a result of both constructs. Afterwards, a qualitative analysis is made of how the compliance programs of public organizations affect their suppliers. Using comparative qualitative analysis, it is explored whether there is a relationship with the Fraud and Corruption Controls Weakness Index. In the end, eight models of compliance program configurations applicable to supplier stakeholders were found. Among them, three compositions were identified that have sufficient consistency to result in a higher fraud and corruption control fragility index. In these, the performance of due diligence by public organizations was observed as a central element.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão de stakeholderspor
dc.subjectProgramas de compliancepor
dc.subjectFornecedorespor
dc.subjectOrganizações públicaspor
dc.subjectStakeholder managementeng
dc.subjectCompliance programseng
dc.subjectSupplierseng
dc.subjectPublic organizationseng
dc.titleCompliance e corrupção: uma análise da integração de stakeholders fornecedores nos programas de compliance das organizações públicas federaispor
dc.title.alternativeCompliance and corruption: an analysis of the integration of stakeholders suppliers in the compliance programs of federal public organizationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA preocupação sobre a integridade nas organizações é tema crescente no Brasil. O assunto vem ganhando importância desde a Operação Lava-Jato, que atingiu as maiores empresas do país, desvendando um grande esquema de corrupção envolvendo contratações públicas. Desde então, os programas de compliance vem ganhando adesão das organizações públicas, muito em razão da cobrança feita pelos órgãos de controle externo. No entanto, os programas de compliance dos órgãos públicos ainda estão focados em seu público interno, não possuindo uma abrangência ampla, para mapear e envolver todos os seus stakeholders. Dentro deste cenário, o presente trabalho busca analisar a relação entre os programas de compliance aplicados aos stakeholders fornecedores e o enfrentamento de fraude e corrupção das organizações públicas, identificando se e como tal relação reflete no Índice de Fragilidade de Controles de Fraude e Corrupção calculado pelo Tribunal de Contas da União. Utilizando a teoria dos stakeholders como base teórica de pesquisa e avançando em sua relação com os programas de compliance, o trabalho explora a corrupção nas organizações como resultante de ambos os construtos. Após, é feita uma análise qualitativa de como os programas de compliance das organizações públicas afetam seus fornecedores. Com a utilização da análise qualitativa comparativa, é explorado se há relação com o Índice de Fragilidade de Controles de Fraude e Corrupção. Ao final, foram encontrados oito modelos de configurações de programas de compliance aplicáveis aos stakeholders fornecedores. Dentre elas, identificou-se três composições que possuem consistência suficiente para repercutir em um índice de fragilidade de controle de fraude e corrupção mais alto. Nestas, observou-se como elemento central a realização de due diligence pelas organizações públicas.por
dc.contributor.advisor1Sarturi, Greici
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4537029350400077por
dc.contributor.referee1Klein, Leander Luiz
dc.contributor.referee2Parente, Tobias Coutinho
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1965737324217122por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International