dc.creator | Stoever, Carlos Alberto Day | |
dc.date.accessioned | 2022-11-18T12:07:14Z | |
dc.date.available | 2022-11-18T12:07:14Z | |
dc.date.issued | 2022-08-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/26989 | |
dc.description.abstract | Concern about integrity in organizations is a growing theme in Brazil. The matter has been
gaining importance since Operation Car Wash, which affected the largest companies in the
country, uncovering a large corruption scheme involving public contracts. Since then,
compliance programs have been gaining support from public organizations, largely due to the
demands made by external control bodies. However, the compliance programs of public bodies
are still focused on their internal audience, not having a broad scope, to map and involve all
their stakeholders. Within this scenario, the present work seeks to analyze the relationship
between the compliance programs applied to supplier stakeholders and the level of corruption
of public organizations, identifying whether and how this relationship reflects on the Fraud and
Corruption Control Fragility Index calculated by the Court of Justice. Union Accounts. Using
stakeholder theory as a theoretical basis for research and advancing its relationship with
compliance programs, the work explores corruption in organizations as a result of both
constructs. Afterwards, a qualitative analysis is made of how the compliance programs of public
organizations affect their suppliers. Using comparative qualitative analysis, it is explored
whether there is a relationship with the Fraud and Corruption Controls Weakness Index. In the
end, eight models of compliance program configurations applicable to supplier stakeholders
were found. Among them, three compositions were identified that have sufficient consistency
to result in a higher fraud and corruption control fragility index. In these, the performance of
due diligence by public organizations was observed as a central element. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão de stakeholders | por |
dc.subject | Programas de compliance | por |
dc.subject | Fornecedores | por |
dc.subject | Organizações públicas | por |
dc.subject | Stakeholder management | eng |
dc.subject | Compliance programs | eng |
dc.subject | Suppliers | eng |
dc.subject | Public organizations | eng |
dc.title | Compliance e corrupção: uma análise da integração de stakeholders fornecedores nos programas de compliance das organizações públicas federais | por |
dc.title.alternative | Compliance and corruption: an analysis of the integration of stakeholders suppliers in the compliance programs of federal public organizations | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A preocupação sobre a integridade nas organizações é tema crescente no Brasil. O assunto vem
ganhando importância desde a Operação Lava-Jato, que atingiu as maiores empresas do país,
desvendando um grande esquema de corrupção envolvendo contratações públicas. Desde então,
os programas de compliance vem ganhando adesão das organizações públicas, muito em razão
da cobrança feita pelos órgãos de controle externo. No entanto, os programas de compliance
dos órgãos públicos ainda estão focados em seu público interno, não possuindo uma
abrangência ampla, para mapear e envolver todos os seus stakeholders. Dentro deste cenário, o
presente trabalho busca analisar a relação entre os programas de compliance aplicados aos
stakeholders fornecedores e o enfrentamento de fraude e corrupção das organizações públicas,
identificando se e como tal relação reflete no Índice de Fragilidade de Controles de Fraude e
Corrupção calculado pelo Tribunal de Contas da União. Utilizando a teoria dos stakeholders
como base teórica de pesquisa e avançando em sua relação com os programas de compliance,
o trabalho explora a corrupção nas organizações como resultante de ambos os construtos. Após,
é feita uma análise qualitativa de como os programas de compliance das organizações públicas
afetam seus fornecedores. Com a utilização da análise qualitativa comparativa, é explorado se
há relação com o Índice de Fragilidade de Controles de Fraude e Corrupção. Ao final, foram
encontrados oito modelos de configurações de programas de compliance aplicáveis aos
stakeholders fornecedores. Dentre elas, identificou-se três composições que possuem
consistência suficiente para repercutir em um índice de fragilidade de controle de fraude e
corrupção mais alto. Nestas, observou-se como elemento central a realização de due diligence
pelas organizações públicas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sarturi, Greici | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4537029350400077 | por |
dc.contributor.referee1 | Klein, Leander Luiz | |
dc.contributor.referee2 | Parente, Tobias Coutinho | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1965737324217122 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |