Navegação Dissertação de Mestrado por orientadores "Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de"
Itens para a visualização no momento 1-15 of 15
-
Articulações entre os interesses dos alunos e livros didáticos: a voz do estudante na construção curricular de ciências
(2015-02-27)O objetivo desta dissertação foi identificar de que forma a Voz do estudante‟ faz parte da construção do currículo de Ciências, da elaboração da Matriz de Referência do ENEM e da confecção dos Livros Didáticos (LDs) de ... -
O processo de escolha do livro didático por professores: a evolução do PNLD e seus efeitos no ensino de Ciências
(2014-06-03)Investigamos o processo de escolha do Livro Didático (LD) de ciências, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF), a partir de entrevistas. Após ... -
O perfil dos estudantes das escolas gaúchas frente ao conceito de sustentabilidade: uma análise a partir do interesse e o posicionamento ambiental
(2023-08-28)A temática ambiental no Brasil, é reconhecida por sua diversidade conceitual amplamente discutida por estudiosos da área, suas variações são recorrentes na sociedade e denotam fusão de termos utilizados para promover o ... -
A estrutura das representações sociais de estudantes de um curso de ciências biológicas sobre biólogo e professor
(2019-02-25)Esta dissertação investigou as estruturas das Representações Sociais dos estudantes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sobre as futuras profissões: professor e biólogo. Utilizando ... -
Comunidades de prática no espaço escolar: possibilidades para o exercício e qualificação docente
(2022-02-24)Dentre as características que definem os ambientes educacionais - desde as formações profissionais até a atuação docente na Educação Básica - está a predisposição ao trabalho coletivo. Neste viés, são estudadas as Comunidades ... -
Formação continuada para professores de biologia: avanços e desafios de um curso EaD
(2016-05-05)A educação tem como objetivo o aprimoramento acadêmico e a busca pelo desenvolvimento profissional. Após a formação inicial, os docentes deparam-se com a necessidade de aperfeiçoamento acerca de metodologias e de seus ... -
Base nacional comum curricular e o processo de construção do documento orientador curricular de Santa Maria/RS: da prescrição à indução de políticas educacionais
(2021-05-11)Há décadas, discussões sobre um currículo comum têm sido foco das Políticas Públicas brasileiras. A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) configura um processo de homogeneização do ensino e vem ganhando ... -
Programa nacional do livro didático e sistemas apostilados de ensino: um diálogo mediado pelas evidências da prova Brasil
(2015-06-08)O objetivo desta dissertação foi analisar uma geração escolar do ensino fundamental a partir dos resultados obtidos na Prova Brasil, e comparar estes resultados entre escolas que utilizam livro didático com escolas que ... -
Prática como componente curricular – definições legais e sua expressão na formação inicial do professor de ciências e biologia
(2017-03-29)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e vinculada ao ... -
Projeto investigativo interdisciplinar conexão delta e as potencialidades do ensino por investigação no ensino médio
(2017-04-26)O ensino por investigação (EI) é uma estratégia que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas no ensino-aprendizagem de conceitos científicos, promovendo a construção de conhecimentos conceituais, atitudinais ... -
O que me auto [trans]forma pedagoga? Um caminho a partir de vivências em um grupo de pesquisa
(2015-04-09)Este trabalho relata a formação em pedagogia por meio de uma escrita autobiográfica. Traz as vivências, adversidades e aprendizagens encontradas ao longo da formação em Pedagogia em um curso noturno da UFSM entre 2008 e ... -
O estudante gaúcho, a ciência e a tecnologia: uma análise dos interesses estudantis por meio do instrumento ROSES - RS
(2023-07-07)Se por um lado a Ciência e a Tecnologia estão cada vez mais presentes na sociedade contemporânea, por outro, a desmotivação dos estudantes pelo ensino de Ciências da Natureza e por seguirem carreiras científicas têm sido ... -
Testes em papel versus testes em computador: o meio de realização influencia o desempenho dos alunos?
(2014-02-26)O contínuo avanço das tecnologias digitais e a sua forte presença nos contextos escolares sinalizam para um novo modo de uso da tecnologia neste ambiente. Tradicionalmente, a tecnologia digital é utilizada por professores ... -
Uso dos espaços não-formais na educação básica: o Jardim Botânico da UFSM
(2018-02-27)A educação que se realiza nos espaços formais de ensino, as escolas, não se mostra suficiente para a formação completa de jovens cidadãos. É indubitável o quanto os Espaços Não-Formais (ENF) são importantes para o ... -
Os itinerários formativos no ensino médio: um estudo no município de Santa Maria/RS
(2021-08-20)A reforma do Novo Ensino Médio originou-se em meio a diversas mudanças no contexto político brasileiro e foi homologada sem muitas discussões com a sociedade ou com os profissionais da educação a Lei 13.415/17. O Novo ...