Articulações entre os interesses dos alunos e livros didáticos: a voz do estudante na construção curricular de ciências
Resumo
O objetivo desta dissertação foi identificar de que forma a Voz do estudante‟ faz parte da construção do currículo de Ciências, da elaboração da Matriz de Referência do ENEM e da confecção dos Livros Didáticos (LDs) de Biologia do Ensino Médio. Este trabalho encontra-se organizado em 3 capítulos em formato de artigo, com o intuito de abordar de maneira mais detalhada os assuntos que compõem esta pesquisa. O primeiro artigo investigou os trabalhos que foram feitos nos últimos anos sobre LD e Currículo Escolar e mapeou as contribuições das opiniões dos estudantes na construção do Currículo de Ciências. O segundo artigo buscou as relações entre os interesses dos estudantes do Ensino Médio - resultantes da aplicação, em âmbito nacional, de um instrumento intitulado The Relevance of Science Education (ROSE) e as habilidades avaliadas no ENEM, analisadas a partir de sua Matriz de Referência. O terceiro e último artigo tem como objetivo investigar a frequência com que os temas de maior interesse dos alunos do Ensino Médio aparecem nos LDs de Biologia. Diante disso, surge a necessidade de estudar se há ou não articulação entre a tríade: Interesses dos alunos, Livro Didático e Currículo. Isso porque, acreditamos que deva existir um equilíbrio no processo de (re) construção curricular em que os alunos deixem o papel de coadjuvantes para se tornarem participantes ativos desse processo. Ouvir os estudantes proporciona uma importante mudança em decisões e ações pedagógicas voltadas para quem o ensino se destina. O conjunto dos 3 artigos nos mostrou que pesquisas sobre a Voz do estudante‟ são muito importantes para o desenvolvimento de novas estratégias curriculares e pedagógicas. Porém, ainda é maior o número de pesquisadores empenhados no assunto no exterior do que aqui no Brasil. O que revelamos é a quase nula‟ participação dos estudantes em decisões, discussões ou até mesmo reuniões sobre mudanças, ementas, reformas curriculares. Por fim, se faz necessário ampliar o número de trabalhos e novas pesquisas sobre a Voz do estudante‟, a fim de valorizar as informações dadas pelos jovens. Percebe-se que alguns dos interesses dos estudantes, aqui analisados, aparecem de forma muito superficial em algumas das coleções selecionadas. Não podemos generalizar, mas a partir dos resultados obtidos podemos sugerir novas pesquisas sobre a qualidade dos LDs. Estas podem não só apontar possíveis deficiências e refinar as futuras estruturas formativas dos livros didáticos, como também podem se tornar importantes ferramentas para que surjam livros com um novo olhar para o Ensino de Ciências.