Progressão continuada e trabalho pedagógico: enfrentamentos e desafios na alfabetização inicial
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Data
2018-12-21Autor
Barbosa, Carolina Corrêa Gressler
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Este estudo teve como objetivo compreender as implicações da progressão continuada na
organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização. Para isso, elencamos como objetivos
específicos: identificar os desafios vivenciados pelos professores na organização do trabalho
pedagógico no ciclo de alfabetização e reconhecer as práticas adotadas para a organização do
trabalho pedagógico nas turmas do ciclo de alfabetização. Como suporte teórico, utilizamos os
estudos de Bolzan (2002, 2007, 2018), Bauer e Gaskell (2002), Denzin e Lincoln (2006), Gamboa
(2007), Morosini (2006), Nóvoa (1992), Hoffmann (1993), Ribeiro (1997, 2007), Tardif e Lessard
(2005), Xavier e Dalla Zen (2000), Hernández e Ventura (1998), Jacomini (2004), Ferreiro (2013,
1990), Powaczuk (2008, 2018). Como abordagem metodológica optamos pela realização de uma
pesquisa de cunho sociocultural narrativo, por acreditarmos na importância de ouvirmos e
dialogarmos com os sujeitos, e por ter seu enfoque nas falas dos professores. Para a coleta de dados
utilizamos a entrevista narrativa, com três professoras do ciclo de alfabetização, atuantes em uma
escola Estadual de Educação Básica do município de Santa Maria/RS. A partir deste estudo, foi
possível perceber como foi a implantação do regime da progressão continuada na escola, isto é, o
foco é no ensino em não na aprendizagem das crianças; como as professoras fazem as avaliações
dos seus alunos, ou seja, os pareceres descritivos apresentados discorrem informações acerca do
desempenho das crianças; além de reconhecer que a organização do trabalho pedagógico no ciclo
inicial de alfabetização, é um desafio permanente nesta etapa. As professoras manifestam que nem
sempre conseguem desenvolver um trabalho pedagógico pautado nas peculiaridades das crianças,
pois há uma preocupação em tornar o grupo o mais homogêneo possível, mesmo sabendo da
diversidade presente em sala de aula. Observamos, ainda, que a forma de avaliação feita destaca o
desempenho dos alunos como sujeitos de falta, ou seja, expressam nos pareceres o que ainda não
foi conquistado. Por fim, na organização do trabalho pedagógico, o desafio destacado pelas
professoras é quando a turma se mostra muito heterogênea exigindo-lhes pensar em atividades que
envolvam os conhecimentos prévios de cada criança, pois há diferentes níveis de aprendizagem em
sala de aula, o que torna o processo de organização do trabalho pedagógico mais exigente.
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