Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorBarbosa, Carolina Corrêa Gressler
dc.date.accessioned2022-11-21T13:54:33Z
dc.date.available2022-11-21T13:54:33Z
dc.date.issued2018-12-21
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27017
dc.description.abstractThis study aims to understand how continued progression affects the organization of educational work trough the literacy cycle. Our specific golas are: to identify the main challenges faced by teachers in the organization of educational work trouhg the literacy cycle, as well as to recognize the main practices used to organize this work in literacy cycle classrooms. We based our study on Bolzan (2002, 2007, 2018), Bauer e Gaskell (2002), Denzin e Lincoln (2006), Gamboa (2007), Morosini (2006), Nóvoa (1992), Hoffmann (1993), Ribeiro (1997, 2007), Tardif e Lessard (2005), Xavier e Dalla Zen (2000), Hernández e Ventura (1998), Jacomini (2004), Ferreiro (2013, 1990), Powaczuk (2008, 2018). As a methodological approach, we chose to carry out a narrative socio-cultural research, because we believe in the importance of listening and dialoguing with the subjects, and focus on the teachers' speeches.. We collect data trough a narrative interview. We interviewed three teachers at a Basic Education School in city of Santa Maria/RS. From this study, it was possible to understand how was the implantation of the continuous progression regime in the school, that is, the focus is in the teaching and not in the learning of the children; how the teachers do the evaluations of their students, that is, the descriptive opinions presented disclose information about the performance of the children; besides recognizing that the organization of the pedagogical work in the initial literacy cycle is a permanent challenge at this stage. Teachers say that they are not always able to develop pedagogical work based on the peculiarities of children, as there is a concern to make the group as homogeneous as possible, even knowing about the diversity present in the classroom. We also observed that the evaluation form emphasizes the students' performance as subjects of lack, that is, they express in the opinions what has not yet been achieved. Finally, in the organization of the pedagogical work, the challenge highlighted by the teachers is when the class is very heterogeneous requiring them to think about activities that involve the prior knowledge of each child, because there are different levels of learning in the classroom, which makes the process of organizing the pedagogical work more demanding.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProgressão Continuadapor
dc.subjectOrganização do Trabalho Pedagógicopor
dc.subjectCiclo de Alfabetizaçãopor
dc.titleProgressão continuada e trabalho pedagógico: enfrentamentos e desafios na alfabetização inicialpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo compreender as implicações da progressão continuada na organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização. Para isso, elencamos como objetivos específicos: identificar os desafios vivenciados pelos professores na organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização e reconhecer as práticas adotadas para a organização do trabalho pedagógico nas turmas do ciclo de alfabetização. Como suporte teórico, utilizamos os estudos de Bolzan (2002, 2007, 2018), Bauer e Gaskell (2002), Denzin e Lincoln (2006), Gamboa (2007), Morosini (2006), Nóvoa (1992), Hoffmann (1993), Ribeiro (1997, 2007), Tardif e Lessard (2005), Xavier e Dalla Zen (2000), Hernández e Ventura (1998), Jacomini (2004), Ferreiro (2013, 1990), Powaczuk (2008, 2018). Como abordagem metodológica optamos pela realização de uma pesquisa de cunho sociocultural narrativo, por acreditarmos na importância de ouvirmos e dialogarmos com os sujeitos, e por ter seu enfoque nas falas dos professores. Para a coleta de dados utilizamos a entrevista narrativa, com três professoras do ciclo de alfabetização, atuantes em uma escola Estadual de Educação Básica do município de Santa Maria/RS. A partir deste estudo, foi possível perceber como foi a implantação do regime da progressão continuada na escola, isto é, o foco é no ensino em não na aprendizagem das crianças; como as professoras fazem as avaliações dos seus alunos, ou seja, os pareceres descritivos apresentados discorrem informações acerca do desempenho das crianças; além de reconhecer que a organização do trabalho pedagógico no ciclo inicial de alfabetização, é um desafio permanente nesta etapa. As professoras manifestam que nem sempre conseguem desenvolver um trabalho pedagógico pautado nas peculiaridades das crianças, pois há uma preocupação em tornar o grupo o mais homogêneo possível, mesmo sabendo da diversidade presente em sala de aula. Observamos, ainda, que a forma de avaliação feita destaca o desempenho dos alunos como sujeitos de falta, ou seja, expressam nos pareceres o que ainda não foi conquistado. Por fim, na organização do trabalho pedagógico, o desafio destacado pelas professoras é quando a turma se mostra muito heterogênea exigindo-lhes pensar em atividades que envolvam os conhecimentos prévios de cada criança, pois há diferentes níveis de aprendizagem em sala de aula, o que torna o processo de organização do trabalho pedagógico mais exigente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto