dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Barbosa, Carolina Corrêa Gressler | |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T13:54:33Z | |
dc.date.available | 2022-11-21T13:54:33Z | |
dc.date.issued | 2018-12-21 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27017 | |
dc.description.abstract | This study aims to understand how continued progression affects the organization of educational work
trough the literacy cycle. Our specific golas are: to identify the main challenges faced by teachers in
the organization of educational work trouhg the literacy cycle, as well as to recognize the main
practices used to organize this work in literacy cycle classrooms. We based our study on Bolzan
(2002, 2007, 2018), Bauer e Gaskell (2002), Denzin e Lincoln (2006), Gamboa (2007), Morosini
(2006), Nóvoa (1992), Hoffmann (1993), Ribeiro (1997, 2007), Tardif e Lessard (2005), Xavier e Dalla
Zen (2000), Hernández e Ventura (1998), Jacomini (2004), Ferreiro (2013, 1990), Powaczuk (2008,
2018). As a methodological approach, we chose to carry out a narrative socio-cultural research,
because we believe in the importance of listening and dialoguing with the subjects, and focus on the
teachers' speeches.. We collect data trough a narrative interview. We interviewed three teachers at a
Basic Education School in city of Santa Maria/RS. From this study, it was possible to understand how
was the implantation of the continuous progression regime in the school, that is, the focus is in the
teaching and not in the learning of the children; how the teachers do the evaluations of their students,
that is, the descriptive opinions presented disclose information about the performance of the children;
besides recognizing that the organization of the pedagogical work in the initial literacy cycle is a
permanent challenge at this stage. Teachers say that they are not always able to develop pedagogical
work based on the peculiarities of children, as there is a concern to make the group as homogeneous
as possible, even knowing about the diversity present in the classroom. We also observed that the
evaluation form emphasizes the students' performance as subjects of lack, that is, they express in the
opinions what has not yet been achieved. Finally, in the organization of the pedagogical work, the
challenge highlighted by the teachers is when the class is very heterogeneous requiring them to think
about activities that involve the prior knowledge of each child, because there are different levels of
learning in the classroom, which makes the process of organizing the pedagogical work more
demanding. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Progressão Continuada | por |
dc.subject | Organização do Trabalho Pedagógico | por |
dc.subject | Ciclo de Alfabetização | por |
dc.title | Progressão continuada e trabalho pedagógico: enfrentamentos e desafios na alfabetização inicial | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo compreender as implicações da progressão continuada na
organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização. Para isso, elencamos como objetivos
específicos: identificar os desafios vivenciados pelos professores na organização do trabalho
pedagógico no ciclo de alfabetização e reconhecer as práticas adotadas para a organização do
trabalho pedagógico nas turmas do ciclo de alfabetização. Como suporte teórico, utilizamos os
estudos de Bolzan (2002, 2007, 2018), Bauer e Gaskell (2002), Denzin e Lincoln (2006), Gamboa
(2007), Morosini (2006), Nóvoa (1992), Hoffmann (1993), Ribeiro (1997, 2007), Tardif e Lessard
(2005), Xavier e Dalla Zen (2000), Hernández e Ventura (1998), Jacomini (2004), Ferreiro (2013,
1990), Powaczuk (2008, 2018). Como abordagem metodológica optamos pela realização de uma
pesquisa de cunho sociocultural narrativo, por acreditarmos na importância de ouvirmos e
dialogarmos com os sujeitos, e por ter seu enfoque nas falas dos professores. Para a coleta de dados
utilizamos a entrevista narrativa, com três professoras do ciclo de alfabetização, atuantes em uma
escola Estadual de Educação Básica do município de Santa Maria/RS. A partir deste estudo, foi
possível perceber como foi a implantação do regime da progressão continuada na escola, isto é, o
foco é no ensino em não na aprendizagem das crianças; como as professoras fazem as avaliações
dos seus alunos, ou seja, os pareceres descritivos apresentados discorrem informações acerca do
desempenho das crianças; além de reconhecer que a organização do trabalho pedagógico no ciclo
inicial de alfabetização, é um desafio permanente nesta etapa. As professoras manifestam que nem
sempre conseguem desenvolver um trabalho pedagógico pautado nas peculiaridades das crianças,
pois há uma preocupação em tornar o grupo o mais homogêneo possível, mesmo sabendo da
diversidade presente em sala de aula. Observamos, ainda, que a forma de avaliação feita destaca o
desempenho dos alunos como sujeitos de falta, ou seja, expressam nos pareceres o que ainda não
foi conquistado. Por fim, na organização do trabalho pedagógico, o desafio destacado pelas
professoras é quando a turma se mostra muito heterogênea exigindo-lhes pensar em atividades que
envolvam os conhecimentos prévios de cada criança, pois há diferentes níveis de aprendizagem em
sala de aula, o que torna o processo de organização do trabalho pedagógico mais exigente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |