A influência do método pilates na cognição, na resistência, na flexibilidade e no equilíbrio de idosos
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Data
2022-09-23Primeiro membro da banca
Schmitz Filho, Antonio Guilherme
Segundo membro da banca
Carlesso, Janaína Pereira Pretto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Estudos têm mostrado que o processo de envelhecimento afeta, ao longo dos anos, a cognição,
a resistência muscular, a flexibilidade e o equilíbrio do indivíduo. Os exercícios trazem
benefícios e melhoram a qualidade de vida dos idosos, pois atuam nesses processos. No
entanto, são poucos os estudos que verificam a relação entre o Método Pilates e a cognição,
porque a maioria possui como enfoque principal as capacidades físicas. A partir disso, este
estudo teve como objetivo investigar a influência do Método Pilates na cognição, na
flexibilidade, na resistência muscular e no equilíbrio em um grupo de idosos. Para a
realização deste trabalho, foram efetuadas avaliações fonoaudiológicas e físicas, com ênfase
nos aspectos abordados nesse estudo (cognição, equilíbrio, flexibilidade e resistência). As
atividades físicas a partir do Método Pilates foram realizadas em grupo, duas vezes por
semana, durante 50 minutos cada, totalizando 16 aulas. Os indivíduos apresentaram os
seguintes critérios de inclusão: idades entre 60 a 75 anos, não praticar no mínimo 150 minutos
de atividades físicas na semana; ter o Português Brasileiro como primeira língua;
disponibilidade para frequentar as aulas de Pilates duas vezes por semana; nunca ter feito o
Método Pilates; não ter comprometimento físico, ortopédico, respiratório, cardiovascular
psicológico e/ou neurológico; não apresentar distúrbios sensoriais (visuais e/ou auditivos). Os
indivíduos que preencheram aos critérios de inclusão foram divididos aleatoriamente em dois
grupos: Grupo Experimental (GE), cinco idosos que realizaram as aulas de Pilates e Grupo
controle (GC), cinco idosos que realizaram apenas as avaliações iniciais e finais, e
permaneceram dois meses sem realizar atividades físicas. Os resultados foram analisados
descritivamente e quantitativamente. Para tanto, foram realizadas análises não paramétricas
entre e intragrupos, por meio do teste de Wilcoxon. Os grupos não se diferenciaram
estatisticamente em ambas as análises. No entanto, pode-se observar melhoras em percepção,
linguagem e memória nos idosos do GE. Nos demais domínios cognitivos o desempenho
entre os grupos foi semelhante. Em relação a flexibilidade, equilíbrio e resistência abdominal
observou-se manutenção ou melhor desempenho em todos os idosos do GE, o mesmo não foi
observado no grupo GC. Conclui-se que o Método Pilates traz benefícios ao idoso quanto à
flexibilidade, resistência e equilíbrio. No entanto, quanto aos domínios cognitivos parece
contribuir nas habilidades de linguagem, memória e percepção. Isso pode estar relacionado ao
formato de intervenção, em grupo, o que proporcionou aos idosos um ambiente de convívio e
comunicação e a forma de aplicação do Método Pilates que retomou em todas as aulas os
exercícios trabalhados.
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