A utilização do processo micro learning na educação profissional e tecnológica
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Data
2022-09-29Primeiro coorientador
Santos, Leila Maria Araújo
Primeiro membro da banca
Alves, Marissol Mello
Segundo membro da banca
Barin, Cláudia Smaniotto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente Dissertação tem como título “A Utilização do Processo Micro Learning na Educação
Profissional e Tecnológica (EPT)” e foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação
Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, da Universidade
Federal de Santa Maria. Nos dias atuais, o processo educacional passa por vários avanços de
natureza técnica e acima de tudo tecnológica. A atenção e o foco estão voltados para
informações rápidas e de fácil acesso como as obtidas em aparelhos celulares. A tendência é
que o processo Micro Learning seja utilizado com mais frequência na Educação. A correta
utilização pode impactar o ensino, deixando-o mais célere e otimizando o tempo de professor e
aluno. O referido processo está relacionado com a linha de pesquisa Inovação para a Educação
Profissional e Tecnológica. No intuito de atualizar a comunidade acadêmica, pesquisou-se o
processo de ensino Micro Learning, bem como sua utilização na EPT, oferecendo subsídios
para aqueles que optem por esse processo de ensino. A metodologia empregada foi um estudo
de caso, buscando soluções para o problema apresentado, além de ser um processo inovador há
pouco material em língua portuguesa, fato que o estudo de caso esclarecer, oferecendo novas
contribuições. Por meio do estudo de caso foi possível dirimir as dúvidas e apontar possíveis
respostas, verificar in loco a construção e o funcionamento do Micro Learning. Para a coleta de
dados, os públicos selecionados foram os docentes e discentes do Serviço Nacional de
Aprendizagem Comercial, da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial e do NPOR Pq R
Mnt/3. Após a coleta e análise dos dados a expectativa de resultado será a de conhecer a
aplicabilidade do referido processo de ensino, bem como conhecer a realidade das “pílulas de
conhecimento” e sua eficácia. Avaliar o impacto da sua utilização e ao final desenvolver um
guia de aplicabilidade.
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