Estratégias para adaptação do ambiente autista durante pandemia covid-19: uma revisão integrativa da literatura
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Date
2022-07-25Primeiro membro da banca
Righi, Liane Beatriz
Segundo membro da banca
Haeffnerw, Leris Salete Bonfanti
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O termo autismo conceitua os transtornos do neurodesenvolvimento infantil que se manifestam
através de déficits nas áreas da linguagem, da interação social e do comportamento.
Frequentemente, características como atraso de fala, déficit na comunicação, dificuldade para
conviver socialmente, rigidez comportamental, baixa tolerância a frustração e baixa resiliência
diante de mudanças de rotina transformam o ambiente autista em um lugar que exige mudanças
diárias que facilitem a adaptação desse indivíduo na sociedade. Em 2020, o mundo se deparou
com a pandemia do novo coronavírus. Subitamente, novas regras e rotinas foram impostas por
representantes governamentais, objetivando reduzir a disseminação dessa doença. No mundo,
tornou-se comum um cenário com mortes súbitas, sofrimento pessoal, isolamento social,
suspensão de atividades definidas como não essenciais, prejuízo financeiro e instabilidade
emocional coletiva. Para o indivíduo autista, que já precisava de adaptações diárias em tempos
pré-pandêmicos, esse contexto gerou profundo impacto negativo em suas atividades diárias.
Nesse cenário, familiares e profissionais de saúde foram impelidos a buscar novas estratégias
adaptativas para auxiliar o indivíduo autista a superar as demandas advindas com a pandemia
da COVID-19. O presente trabalho teve como objetivo revisar na literatura científica estratégias
que surgiram para facilitar a adaptação do indivíduo com transtorno do espectro autista ao
cenário da pandemia do SARS-CoV-2. A pesquisa ocorreu nas bases de dados SCOPUS E
PUBMED, com as palavras-chave “Estratégias”, “TEA”, “Autismo”, “Pandemia do COVID19”. Fornecer informações precisas e sucintas sobre a pandemia para os autistas, reorganizar
suas novas rotinas, redirecionar o aumento do tempo livre, adaptar o domicílio para atividades
educacional/ física/ lazer, fornecer suporte terapêutico para autistas e familiares foram algumas
estratégias descritas como facilitadores do processo de aceitação da pandemia pelo autista.
Reflexões contínuas sobre o autismo e suas necessidades adaptativas devem ser abordadas em
períodos pandêmico e não pandêmico em busca de uma vida inclusiva e digna a todos os
indivíduos imersos ao ambiente autista.
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