dc.creator | Santos, Geovane Barbosa dos | |
dc.date.accessioned | 2022-11-23T19:40:19Z | |
dc.date.available | 2022-11-23T19:40:19Z | |
dc.date.issued | 2022-10-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27083 | |
dc.description.abstract | The Science curricular component taught during elementary school, requires an
interdisciplinary practice from educators, since it comprises several branches of Natural
Sciences. Faced with such possibilities and needs, during the training period, graduates are
challenged, based on a curricular matrix, to establish an integration between the knowledge of
Science to make it contextualized. When looking back at Science teachers, it is possible to see
that there are professionals with different qualifications working in the classroom, more
specifically graduates in the area of Biology, Physics, and Chemistry, due to their proximity to
the area of Natural Sciences. Different formations sometimes provide certain insecurity to
teachers when transposing certain contents, both theoretical and practical, especially when
there are approximations with other disciplines within the same area. Such insecurities are
associated with the need for an articulated initial training that provides support for future
teachers to develop their professional practice in science teaching in elementary school. In
this context, the objective of this work was to investigate the professional practice and the
training path of teachers, with a Degree in Natural Sciences, its consequences, and
implications for teaching and learning, in elementary education, in the curricular component
of Science. A bibliographic review was carried out on the subject and qualitative research was
carried out, in which the data analysis was based on Content Analysis. The instrument used
was an online questionnaire. Ten science teachers who work in the elementary school
participated in the study, in the Northwest region, of the state of Rio Grande do Sul, Brazil.
From this research, it was possible to perceive and relate the views and reflections of Science
teachers in practice with their training and professional practice. It is noticed that, even with
some professional obstacles, the teachers seek to develop teaching consistent with the current
educational parameters. Among the obstacles, we can highlight their initial training process,
specifically the curriculum, which, at times, was unrelated to the professional realities
encountered. It is concluded that there are structural gaps in the training of Science teachers
and these are reflected in teaching praxis. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ciências da natureza | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Natural sciences | eng |
dc.subject | Training curriculum | eng |
dc.subject | Resume | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.title | O currículo formativo e a formação de professores de ciências: exercício profissional, desafios e possibilidades | por |
dc.title.alternative | The training curriculum and the education of science teachers: professional exercise, challenges, and possibilities | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O componente curricular Ciências, ministrado durante o ensino fundamental, exige dos
educadores uma prática interdisciplinar, uma vez que compreende diversos ramos das
Ciências da Natureza. Diante de tais possibilidades e necessidades, durante o período
formativo, os licenciados são desafiados, a partir de uma matriz curricular, a estabelecer uma
integração entre os conhecimentos de Ciências, no intuito de torná-la contextualizada. Ao
voltar o olhar para os professores de Ciências, é possível perceber que há profissionais com
diferentes habilitações atuando em sala de aula, mais especificamente graduados na área de
Biologia, Física e Química, devido à proximidade com a área das Ciências Naturais.
Diferentes formações proporcionam, por vezes, certa insegurança aos docentes no momento
de transposição de certos conteúdos, tanto teóricos quanto práticos, principalmente quando há
aproximações com outras disciplinas dentro da mesma área. Tais inseguranças estão
associadas com a necessidade de uma formação inicial articulada que dê respaldo para os
futuros docentes desenvolverem seu exercício profissional no ensino de Ciências no ensino
fundamental. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi investigar o exercício profissional e
o percurso formativo de professores, com Licenciatura nas Ciências da Natureza, seus
desdobramentos e implicações no ensino e aprendizagem, do ensino fundamental, no
componente curricular de Ciências. Foi realizado uma revisão bibliográfica sobre a temática e
uma pesquisa de caráter qualitativo, em que a análise de dados foi baseada na Análise de
Conteúdo. O instrumento utilizado foi um questionário on-line. Participaram do estudo dez
professoras de Ciências que atuam no ensino fundamental, na região Noroeste, no estado do
Rio Grande do Sul, Brasil. A partir desta pesquisa foi possível perceber e relacionar visões e
reflexões de professoras de Ciências em exercício com o seu percurso formativo e exercício
profissional. Percebe-se que, mesmo com alguns entraves profissionais, as professoras
buscam desenvolver um ensino condizente com os parâmetros educacionais vigentes. Dentre
os entraves, podemos destacar o seu processo de formação inicial, mais especificamente o
currículo que, por vezes, não se mostrou relacionado com as realidades profissionais
encontradas. Conclui-se que existem lacunas estruturais na formação de professores de
Ciências e estas refletem na práxis docentes. | por |
dc.contributor.advisor1 | Chitolina, Maria Rosa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4401319386725357 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Miragem, Antônio Azambuja | |
dc.contributor.referee1 | Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de | |
dc.contributor.referee2 | Boer, Noemi | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4219657056580327 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação em Ciências | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |