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dc.creatorSantos, Geovane Barbosa dos
dc.date.accessioned2022-11-23T19:40:19Z
dc.date.available2022-11-23T19:40:19Z
dc.date.issued2022-10-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27083
dc.description.abstractThe Science curricular component taught during elementary school, requires an interdisciplinary practice from educators, since it comprises several branches of Natural Sciences. Faced with such possibilities and needs, during the training period, graduates are challenged, based on a curricular matrix, to establish an integration between the knowledge of Science to make it contextualized. When looking back at Science teachers, it is possible to see that there are professionals with different qualifications working in the classroom, more specifically graduates in the area of Biology, Physics, and Chemistry, due to their proximity to the area of Natural Sciences. Different formations sometimes provide certain insecurity to teachers when transposing certain contents, both theoretical and practical, especially when there are approximations with other disciplines within the same area. Such insecurities are associated with the need for an articulated initial training that provides support for future teachers to develop their professional practice in science teaching in elementary school. In this context, the objective of this work was to investigate the professional practice and the training path of teachers, with a Degree in Natural Sciences, its consequences, and implications for teaching and learning, in elementary education, in the curricular component of Science. A bibliographic review was carried out on the subject and qualitative research was carried out, in which the data analysis was based on Content Analysis. The instrument used was an online questionnaire. Ten science teachers who work in the elementary school participated in the study, in the Northwest region, of the state of Rio Grande do Sul, Brazil. From this research, it was possible to perceive and relate the views and reflections of Science teachers in practice with their training and professional practice. It is noticed that, even with some professional obstacles, the teachers seek to develop teaching consistent with the current educational parameters. Among the obstacles, we can highlight their initial training process, specifically the curriculum, which, at times, was unrelated to the professional realities encountered. It is concluded that there are structural gaps in the training of Science teachers and these are reflected in teaching praxis.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCiências da naturezapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectNatural scienceseng
dc.subjectTraining curriculumeng
dc.subjectResumeeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleO currículo formativo e a formação de professores de ciências: exercício profissional, desafios e possibilidadespor
dc.title.alternativeThe training curriculum and the education of science teachers: professional exercise, challenges, and possibilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO componente curricular Ciências, ministrado durante o ensino fundamental, exige dos educadores uma prática interdisciplinar, uma vez que compreende diversos ramos das Ciências da Natureza. Diante de tais possibilidades e necessidades, durante o período formativo, os licenciados são desafiados, a partir de uma matriz curricular, a estabelecer uma integração entre os conhecimentos de Ciências, no intuito de torná-la contextualizada. Ao voltar o olhar para os professores de Ciências, é possível perceber que há profissionais com diferentes habilitações atuando em sala de aula, mais especificamente graduados na área de Biologia, Física e Química, devido à proximidade com a área das Ciências Naturais. Diferentes formações proporcionam, por vezes, certa insegurança aos docentes no momento de transposição de certos conteúdos, tanto teóricos quanto práticos, principalmente quando há aproximações com outras disciplinas dentro da mesma área. Tais inseguranças estão associadas com a necessidade de uma formação inicial articulada que dê respaldo para os futuros docentes desenvolverem seu exercício profissional no ensino de Ciências no ensino fundamental. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi investigar o exercício profissional e o percurso formativo de professores, com Licenciatura nas Ciências da Natureza, seus desdobramentos e implicações no ensino e aprendizagem, do ensino fundamental, no componente curricular de Ciências. Foi realizado uma revisão bibliográfica sobre a temática e uma pesquisa de caráter qualitativo, em que a análise de dados foi baseada na Análise de Conteúdo. O instrumento utilizado foi um questionário on-line. Participaram do estudo dez professoras de Ciências que atuam no ensino fundamental, na região Noroeste, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A partir desta pesquisa foi possível perceber e relacionar visões e reflexões de professoras de Ciências em exercício com o seu percurso formativo e exercício profissional. Percebe-se que, mesmo com alguns entraves profissionais, as professoras buscam desenvolver um ensino condizente com os parâmetros educacionais vigentes. Dentre os entraves, podemos destacar o seu processo de formação inicial, mais especificamente o currículo que, por vezes, não se mostrou relacionado com as realidades profissionais encontradas. Conclui-se que existem lacunas estruturais na formação de professores de Ciências e estas refletem na práxis docentes.por
dc.contributor.advisor1Chitolina, Maria Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4401319386725357por
dc.contributor.advisor-co1Miragem, Antônio Azambuja
dc.contributor.referee1Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.contributor.referee2Boer, Noemi
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4219657056580327por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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