Novas tecnologias da informação e comunicação e formação inicial de professores de Matemática na UFSM: elementos teóricos e subsídios para discussão curricular
Resumo
Esta pesquisa desenvolveu-se na linha de pesquisa Gestão da Organização
Escolar, do curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade de
Santa Maria. O trabalho buscou pesquisar indícios da utilização das novas
tecnologias no curso de Matemática Licenciatura Plena da UFSM, suas perspectivas
e possibilidades para melhoria do processo de formação de professores do referido
curso. A pesquisa baseou-se na análise do Projeto Político Pedagógico do curso e na
análise dos questionários respondidos por dois professores do curso, escolhidos
aleatoriamente. Durante a pesquisa foi possível perceber que apesar dos grandes
avanços tecnológicos, e do emprenho dos professores do curso, ainda há muitos
obstáculos a serem superados para que nossos futuros professores possam chegar
às escolas de educação básica sentindo-se efetivamente preparados para trabalhar
com todos os recursos tecnológicos hoje acessíveis a cada vez mais pessoas. É um
longo caminho a ser percorrido, mas vê-se claramente o empenho dos professores
para tornar o curso cada vez mais próximo a realidade que possivelmente será
encontrada nas escolas.
Coleções
- Gestão Educacional [294]