Inclusão de surdos na UFSM: análise das produções do PPGE-CE-UFSM de 2010 a 2015
Resumo
Este estudo é voltado a conhecer sobre inclusão de surdos na UFSM: Análise das
produções do PPGE-CE-UFSM de 2010 a 2015 Buscando com essa temática de
inclusão perceber os aspectos positivos e negativos, bem como identificar elementos
que tenham contribuído para o acesso e permanência dos sujeitos surdos em
ambientes escolares inclusivos. Com o uso do método bibliográfico realizou-se a
coleta de dados no acervo digital da Biblioteca Central da UFSM, em Teses e
Dissertações no período entre 2010 a 2015 a partir de descritores relacionados ao
tema abordado e combinados aleatoriamente. Três foram as produções que melhor
atenderam a problemática e que aqui foram denominadas de A2013; B2014; C2014.
Como resultados de pesquisa aponta-se: a ênfase atribuída à importância da
inclusão de alunos com deficiência em escolas comuns; que as Políticas Públicas
estão voltadas ao atendimento educacional da inclusão dos sujeitos surdos; que as
estratégias e ferramentas usadas pelo Estado, como o AEE, a Língua Brasileira de
Sinais (LIBRAS), o Núcleo de Acessibilidade, acessibilidade por meio da existência
de intérprete/tradutor bem como de programas e Leis. Também ficou evidenciada a
possibilidade de ingresso e permanência do surdo no Ensino Superior por meio da
Língua LIBRAS e da valorização da cultura surda apresentando a UFSM como um
lugar de acolhimento e destaque para a inclusão escolar. Conclui-se que houve um
avanço na inclusão dos surdos, pois são incluídos em Escolas Públicas e possuem
direito a Tradutor/intérprete nas salas de aula.
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