dc.contributor.advisor | Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira | |
dc.creator | Losekann, Luana Giuliani | |
dc.date.accessioned | 2022-11-30T14:09:54Z | |
dc.date.available | 2022-11-30T14:09:54Z | |
dc.date.issued | 2018-12-10 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27171 | |
dc.description.abstract | This research was carried out from the theoretical assumptions of the Historical-Cultural Theory
(Vigotski), specifically, from Activity Theory (Leontiev) and Teaching-Orienteering Activity (Moura). It
was supported by authors whose studies approaches the organization of Mathematics teaching and the
Early Childhood Education, bringing the Emergent Situation of the Classroom as a learning mobilizer.
In this way, the main objective is concretized in understanding how the Emerging Situations of the
Classroom, in TOA perspective, can allow experiences related to the mathematical knowledge in Early
Childhood Education. This research was intentionally organized from the Emerging Situations of the
Classroom, with children of Pre-B of the Early Childhood Education of a municipal system school of
Santa Maria/RS. The development of actions occurred during the Supervised Internship of the major in
Education of the Federal University of Santa Maria. As methodological procedures of data production,
video recordings, photographic records and researcher’s field diary development of the actions were
carried out. The data were synthesized from two analysis axes: Observations of Emerging Situations of
the Classroom involving mathematical experiences, planning and actions developed from the Emerging
Situations of the Classroom. As a result of the research, it is understood the possibility that, from the
Situations Emerging from the Classroom, it is possible to organize teaching in a way that children get
closer to mathematical concepts. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Situação Emergente da Sala de Aula | por |
dc.subject | Atividade Orientadora de Ensino | por |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Conhecimento Matemático | por |
dc.title | Situações emergentes da sala de aula na Educação Infantil: vivências matemáticas com crianças de cinco e seis anos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi realizada a partir dos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural (Vigotski),
mais especificamente, da Teoria da Atividade (Leontiev) e Atividade Orientadora de Ensino (Moura).
Apoiou-se em autores que abordam em seus estudos a organização do ensino de Matemática e a
Educação Infantil, trazendo a Situação Emergente da Sala de Aula como mobilizador da aprendizagem.
Deste modo, o objetivo geral se concretiza em compreender como as Situações Emergentes da Sala
de Aula, na perspectiva da AOE, podem permitir vivências relacionadas com o conhecimento
matemático na Educação Infantil. Essa pesquisa foi organizada intencionalmente a partir das Situações
Emergentes da Sala de Aula, com crianças de Pré-B da Educação Infantil de uma escola da rede
pública da cidade de Santa Maria/RS. O desenvolvimento das ações ocorreu durante o Estágio
Supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. Como procedimentos
metodológicos de produção dos dados, foram realizadas gravações de vídeos, registros fotográficos e
diário de campo da pesquisadora do desenvolvimento das ações. Os dados foram sintetizados a partir
de dois eixos de análise: observações de Situações Emergentes da Sala de Aula envolvendo
experiências matemáticas, planejamento e ações desenvolvidas a partir das Situações Emergentes da
Sala de Aula. Como resultado da pesquisa, compreende-se a possibilidade de que, a partir das
Situações que Emergem da Sala de Aula, é possível organizar o ensino de modo a que as crianças se
aproximem de conceitos matemáticos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |