Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
dc.creatorLosekann, Luana Giuliani
dc.date.accessioned2022-11-30T14:09:54Z
dc.date.available2022-11-30T14:09:54Z
dc.date.issued2018-12-10
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27171
dc.description.abstractThis research was carried out from the theoretical assumptions of the Historical-Cultural Theory (Vigotski), specifically, from Activity Theory (Leontiev) and Teaching-Orienteering Activity (Moura). It was supported by authors whose studies approaches the organization of Mathematics teaching and the Early Childhood Education, bringing the Emergent Situation of the Classroom as a learning mobilizer. In this way, the main objective is concretized in understanding how the Emerging Situations of the Classroom, in TOA perspective, can allow experiences related to the mathematical knowledge in Early Childhood Education. This research was intentionally organized from the Emerging Situations of the Classroom, with children of Pre-B of the Early Childhood Education of a municipal system school of Santa Maria/RS. The development of actions occurred during the Supervised Internship of the major in Education of the Federal University of Santa Maria. As methodological procedures of data production, video recordings, photographic records and researcher’s field diary development of the actions were carried out. The data were synthesized from two analysis axes: Observations of Emerging Situations of the Classroom involving mathematical experiences, planning and actions developed from the Emerging Situations of the Classroom. As a result of the research, it is understood the possibility that, from the Situations Emerging from the Classroom, it is possible to organize teaching in a way that children get closer to mathematical concepts.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSituação Emergente da Sala de Aulapor
dc.subjectAtividade Orientadora de Ensinopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectConhecimento Matemáticopor
dc.titleSituações emergentes da sala de aula na Educação Infantil: vivências matemáticas com crianças de cinco e seis anospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada a partir dos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural (Vigotski), mais especificamente, da Teoria da Atividade (Leontiev) e Atividade Orientadora de Ensino (Moura). Apoiou-se em autores que abordam em seus estudos a organização do ensino de Matemática e a Educação Infantil, trazendo a Situação Emergente da Sala de Aula como mobilizador da aprendizagem. Deste modo, o objetivo geral se concretiza em compreender como as Situações Emergentes da Sala de Aula, na perspectiva da AOE, podem permitir vivências relacionadas com o conhecimento matemático na Educação Infantil. Essa pesquisa foi organizada intencionalmente a partir das Situações Emergentes da Sala de Aula, com crianças de Pré-B da Educação Infantil de uma escola da rede pública da cidade de Santa Maria/RS. O desenvolvimento das ações ocorreu durante o Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. Como procedimentos metodológicos de produção dos dados, foram realizadas gravações de vídeos, registros fotográficos e diário de campo da pesquisadora do desenvolvimento das ações. Os dados foram sintetizados a partir de dois eixos de análise: observações de Situações Emergentes da Sala de Aula envolvendo experiências matemáticas, planejamento e ações desenvolvidas a partir das Situações Emergentes da Sala de Aula. Como resultado da pesquisa, compreende-se a possibilidade de que, a partir das Situações que Emergem da Sala de Aula, é possível organizar o ensino de modo a que as crianças se aproximem de conceitos matemáticos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto