dc.contributor.advisor | Gama, Maria Eliza | |
dc.creator | Silva, Veronice Tavares Ferraz da | |
dc.date.accessioned | 2022-11-30T14:10:44Z | |
dc.date.available | 2022-11-30T14:10:44Z | |
dc.date.issued | 2018-12-19 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27172 | |
dc.description.abstract | This work has as main subject the use of spaces, as teaching methodology.
This is an analysis of the internship report, in which I was the teacher of practice.
This research was developed in a school of the municipal network, in the city of
Santa Maria, with children between 4 and 5 years old, in a pre-school class. The
objective was to understand the possibilities and limitations for the use of spaces
as a means of learning playing, in an exploratory, qualitative and bibliographical
nature. In view of the data, a bibliographic research was carried out in papers and
books, seeking the theoretical foundation, knowledge and understanding of these
questions. Through the spaces, the child can learn and develop, experience and
interact with his colleagues and with his teacher through the play. The results were
analyzed in fifteen classes and presented in the form of description and discussion
about the data collected. Concluding that in relation to the interaction and
exploitation of the spaces by the children, these have a better effectiveness when
the children are in larger groups, because they like to play, interact and socialize in
groups, having preference in playing together than Individually. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Espaços | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.title | A utilização de espaços como metodologia de ensino: potencializando a aprendizagem e o brincar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem como assunto principal a utilização de espaços, como
metodologia de ensino, trata-se de uma análise de relatório de estágio, no qual eu
era a própria professora da prática. Essa pesquisa se desenvolveu em uma
escola da rede municipal, no município de Santa Maria, com crianças de 4 a 5
anos de idade, em uma turma de pré-escola, com o objetivo de compreender as
possibilidades e limitações para o uso de espaços como meio de aprender
brincando, em caráter exploratório, qualitativo e bibliográfico. Diante dos dados,
foi realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos e livros, buscando a
fundamentação teórica, conhecimento e entendimento dessas questões. Através
dos espaços, com a brincadeira, a criança tem a oportunidade de aprender e se
desenvolver, experimentar e interagir com seus colegas e com seu professor. Os
resultados foram analisados através de quinze aulas, e apresentados em forma
de descrição e discussão sobre os dados levantados. Concluindo que em relação
à interação e exploração dos espaços pelas crianças, os espaços tem uma
efetividade melhor quando as crianças estão em grupos maiores, pois elas
gostam de brincar, interagir e socializar com os espaços agrupados, tendo
preferência em brincar juntas do que individualmente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |