Autismo e Educação Infantil: algumas tessituras a partir de pareceres pedagógicos
Fecha
2018-12-11Autor
Bandeira, Tatiene Beatriz Leal
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Este trabalho de conclusão de curso busca pesquisar a grande importância
para a educação, por tratar de questões que envolvem a inclusão das crianças
com autismo no contexto escolar, evidenciando uma reflexão sobre as práticas
pedagógicas inclusivas para a inclusão desse público. Visando a importância de
conhecer como a formação inicial dos professores da Educação Infantil a inclusão
tem sido abordada na formação inicial, e como ainda causa estranhamento dos
professores e outros profissionais, em como nos adaptarmos à essas crianças e
elas a nós. Nesse sentido, buscarei investigar as práticas pedagógicas e as
dificuldades que os alunos com autismo enfrentam para serem incluídos na
Educação Infantil. Será utilizado o enfoque da revisão bibliográfica e para a
análise de dados será feita uma pesquisa documental de pareceres descritivos,
pois será realizado levantamento de como as práticas pedagógicas vêm
auxiliando no processo de inclusão escolar de um aluno com autismo, na
instituição particular de educação infantil de Santa Maria. Considero que há
necessidade de se repensar o papel da escola com os alunos com autismo. Está
na hora de oferecer a estes alunos condições de acesso à cultura (produzida
historicamente) e ao convívio social. Por fim ressalto que as práticas pedagógicas
podem ser favoráveis para a educação especial dentro da perspectiva da
educação inclusiva através do trabalho colaborativo desenvolvido entre os
profissionais do atendimento educacional especializado, equipe técnica
multidisciplinar e professora da turma.
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