Conhecimento e linguagem: um estudo do Teeteto de Platão
View/ Open
Date
2012-08-31Primeiro membro da banca
Williges, Flavio
Segundo membro da banca
Baracat Júnior, José Carlos
Metadata
Show full item recordAbstract
A discussão dialética desenvolvida no Teeteto tem por finalidade encontrar a única definição
de conhecimento com a qual determinar todos os saberes. Por meio da maiêutica, o método de
trazer à luz os conhecimentos velados na alma do interlocutor, Sócrates extrai do jovem
geômetra Teeteto três definições de episteme que não são mantidas: (1) a episteme como
sensação (aisthesis); (2) a episteme como opinião verdadeira (alethes doxa); e, (3) a episteme
como opinião verdadeira acompanhada da explicação racional ou logos (alethes doxa meta
logou). Reconstituiremos, nesta dissertação, a estrutura das três definições de episteme. O
objetivo é investigar a argumentação platônica no Teeteto concernente à problemática do
conhecimento e da linguagem, mais precisamente, o significado do logos-proposições no
processo do conhecimento. O Teeteto, primeira obra a tratar de maneira explícita a questão da
episteme, tem exercido influência de forma mais ou menos clara nas investigações acerca da
natureza e possibilidade do conhecimento humano. Os problemas de linguagem que emergiram no
Teeteto, e em outros diálogos próximos, persistem também de forma mais ou menos explícita nas
discussões contemporâneas em torno da possibilidade e dos modos da linguagem descrever o
mundo. No entanto, uma questão que podemos fazer é se a concepção platônica do conhecimento
equivale à dos filósofos de nossos dias. Contemporaneamente, existem dois grupos de
especialistas que divergem na forma de interpretar o problema do conhecimento proposto no
Teeteto: um, que julga que Platão tinha em mente algo distinto daquilo que em nosso tempo
chamamos conhecimento, afirma que a noção platônica de episteme equivaleria ao conhecimento
de coisas através de uma apreensão cognitiva imediata, um mental grasp; outro, que tenta
aproximar a opinião de Platão daquela dos contemporâneos, sustenta que o conhecimento ao qual
Sócrates se refere no Teeteto é o conhecimento das verdades de fatos ou proposicional. Sendo
assim, visamos, nesta dissertação, realizar uma abordagem dos problemas interpretativos
referentes ao conhecimento e à linguagem que emergem em abundância no Teeteto.
Collections
The following license files are associated with this item: