Reflexões sobre o brincar como proposta de ação pedagógica com crianças de 1º ano do Ensino Fundamental
Abstract
Esse trabalho tem o objetivo de analisar a importância do brincar no desenvolvimento da
criança e os desafios desse processo na transição da educação infantil para o ensino
fundamental sem causar rupturas que possam comprometer o seu desenvolvimento,
privilegiando o brincar – a criança e o tempo de infância. Compreendemos que o brincar é
uma atividade que promove aprendizagem e desenvolvimento da criança, favorece o
desenvolvimento das funções psicológicas e da personalidade infantil. Além da interação, a
brincadeira é fundamental para desenvolver as capacidades como memória, linguagem,
atenção, percepção, criatividade, imaginação e habilidade para melhor desenvolver a
aprendizagem. Considerando a relevância do brincar, surge a questão: Como o brincar
pode ser inserido no cotidiano do primeiro ano, caracterizado como contexto de transição
entre a educação infantil e os anos iniciais, a partir da 11.274 (BRASIL, 2006)? Para a
realização dessa pesquisa sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental
de nove anos, foram realizadas observações participativas numa turma de primeiro ano do
ensino fundamental, buscamos embasamento em estudos de autores que fundamentam
sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil e analisamos documentos
oficiais que dão suporte a importância do brincar no ensino fundamental de nove anos.
Nossa expectativa é que esta pesquisa norteie as práticas pedagógicas e as discussões
acadêmicas sobre desafios presentes nos processos educativos.
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