dc.contributor.advisor | Gallina, Simone Freitas da Silva | |
dc.creator | Lemes, Elisangela Machado | |
dc.date.accessioned | 2022-12-02T13:04:16Z | |
dc.date.available | 2022-12-02T13:04:16Z | |
dc.date.issued | 2018-12-18 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27216 | |
dc.description.abstract | The study refers to the subject of evasion in the context of the course of
Daytime Pedagogy of the Federal University of Santa Maria. With this research, we
intend to show the aspects that influence the evasion of the course, identifying the
main factors of the evasion of the students of the group 12/2015. For this, it was
necessary to understand how this phenomenon interferes in the formative itineraries
of the students, a phenomenon that is closely related, often, to the lack of knowledge
of the teaching profession and, therefore, to the absence of an identity as a student
with the Pedagogical Project of the Course (PPC). Another significant aspect is that
entering a undergraduate program requires students to perceive the dynamics of the
'university city' and, in this sense, to understand that the initial obstacles can be
overcome as the importance of knowing the devices is perceived that the course has
to solve the difficulties encountered. Was sought methodologically to carry out the
study based on the bibliographical analysis on the subject of evasion in higher
education, together with the documentary analysis of the Pedagogical Project of the
Pedagogy Course (2007) and the Guidelines for teacher training. The tools: a
structured / semi-structured questionnaire and another semi-structured questionnaire
served as a basis for the present study, counting on the participation and contribution
of the academic year 2015 and the management of the Course. Thus, it is concluded
that the phenomenon of evasion is due to several and complex causes, besides not
recognizing itself as a teacher. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Formação de Professor | por |
dc.subject | Evasão | por |
dc.title | Desafios de reconhecer-se na profissão professor: um estudo de caso sobre a evasão em um curso de formação de professores | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | O estudo refere-se a temática da evasão no contexto do curso de
Pedagogia diurno da Universidade Federal de Santa Maria. Com essa pesquisa
pretendeu-se mostrar os aspectos que influenciam a evasão do curso, identificando
os principais fatores da evasão dos discentes da turma 12/2015. Para tal, foi preciso
entender como esse fenômeno interfere nos itinerários formativos dos discentes,
fenômeno esse que está intimamente relacionado, muitas vezes, com o
desconhecimento da profissão de professor e, portanto, com a ausência de uma
identidade enquanto estudante com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Um outro
aspecto também significativo é que o ingresso em um curso de graduação exige dos
estudantes a percepção da dinâmica da ‘cidade universitária’ e, nesse sentido,
entender que os obstáculos iniciais podem ser superados à medida que é percebido
a importância de conhecer os dispositivos que o curso dispõe para dirimir as
dificuldades encontradas. Para responder a essas questões buscou-se
metodologicamente realizar o estudo a partir da análise bibliográfica sobre a temática
da evasão no ensino superior, juntamente com a análise documental do Projeto
Pedagógico do Curso de Pedagogia (2007) e as Diretrizes para Formação de
Professores. As ferramentas: questionários estruturados serviram de base para o
presente estudo, contando com a participação e contribuição dos acadêmicos do ano
2015 e da gestão do Curso. Assim, conclui-se que o fenômeno da evasão se deve a
diversas e complexas causas, além do não se reconhecer como professora. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |