dc.contributor.advisor | Salva, Sueli | |
dc.creator | Machado, Angelita Maria | |
dc.date.accessioned | 2022-12-02T13:04:26Z | |
dc.date.available | 2022-12-02T13:04:26Z | |
dc.date.issued | 2018-12-18 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27217 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Literatura Infantil | por |
dc.title | Concepções de gênero na literatura infantil: um estudo do acervo em uma turma de pré- escola | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo estudar as concepções de gênero na literatura infantil
a partir do acervo disponibilizado às crianças em uma turma de pré-escola. Entende se a literatura como um importante artefato cultural que pode interferir na construção
das identidades de gênero. A partir desse trabalho propõe-se ainda refletir sobre o
papel da literatura infantil na construção das identidades das crianças; catalogar os
livros de literatura infantil disponíveis para no contexto pesquisado. A metodologia
segue a perspectiva qualitativa, que considera mais o processo do que o produto.
Autoras como Carrie Paechter (2009), Guacira Louro (1997), Maria Isabel E. Bujes
(2001), Eliza Argullo ( 2005) Daniela Finco(2004) , Jorge Larrosa (2006), entre
outros, se constituem no corpo teórico para desenvolver a reflexão. O estudo
possibilitou compreender algumas questões de gênero que podem interferir na
construção das identidades das identidades das crianças bem como valores e
preconceitos que muitas vezes não estão explícitos, mas direcionam
comportamentos de caráter moral e influenciam nos modos de comportamento,
controle de sentimentos, compreensão de si e dos outros. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |