Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalva, Sueli
dc.creatorMachado, Angelita Maria
dc.date.accessioned2022-12-02T13:04:26Z
dc.date.available2022-12-02T13:04:26Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27217
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectLiteratura Infantilpor
dc.titleConcepções de gênero na literatura infantil: um estudo do acervo em uma turma de pré- escolapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo estudar as concepções de gênero na literatura infantil a partir do acervo disponibilizado às crianças em uma turma de pré-escola. Entende se a literatura como um importante artefato cultural que pode interferir na construção das identidades de gênero. A partir desse trabalho propõe-se ainda refletir sobre o papel da literatura infantil na construção das identidades das crianças; catalogar os livros de literatura infantil disponíveis para no contexto pesquisado. A metodologia segue a perspectiva qualitativa, que considera mais o processo do que o produto. Autoras como Carrie Paechter (2009), Guacira Louro (1997), Maria Isabel E. Bujes (2001), Eliza Argullo ( 2005) Daniela Finco(2004) , Jorge Larrosa (2006), entre outros, se constituem no corpo teórico para desenvolver a reflexão. O estudo possibilitou compreender algumas questões de gênero que podem interferir na construção das identidades das identidades das crianças bem como valores e preconceitos que muitas vezes não estão explícitos, mas direcionam comportamentos de caráter moral e influenciam nos modos de comportamento, controle de sentimentos, compreensão de si e dos outros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto