Caminhos, possibilidades e perspectivas da EJA EPT na rede federal de ensino no estado do Rio Grande do Sul (RS)
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Data
2022-10-07Primeiro membro da banca
Oliveira, Francisco Nilton Gomes de
Segundo membro da banca
Broch, Siomara Cristina
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O estudo, CAMINHOS, POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DA EJA EPT NA REDE
FEDERAL DE ENSINO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), apresenta-se
como dissertação do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica
do Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria
(CTISM/UFSM). Está associado à Linha de pesquisa LP1: Políticas e Gestão em
Educação Profissional e Tecnológica e ao grupo de pesquisa TransformAção – Grupo
de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação
Profissional. O estudo buscou analisar indicadores, características e possibilidades da
EJA-EPT no RS. Foram investigadas as concepções delineadas pelos instrumentos
normativos e pelos indicadores sociais que se encontram disponibilizados em sites
públicos. Para este estudo, foram pesquisadas instituições públicas federais que
ofertam EJA EPT: três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
nominados por Farroupilha, Rio Grande do Sul e Sul-rio-grandense e uma escola
técnica federal, o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Com isso, surgiu a
problematização deste estudo: Quais são os indicadores, características e
possibilidades da política de EJA EPT da Rede Federal (RF) de ensino no RS a partir
do PNE 2014-2024? Os objetivos específicos assim se estabeleceram: construir a
historicidade da política de EJA e EJA EPT no âmbito nacional, analisar
quantitativamente a oferta e os indicadores da EJA EPT no RS e apresentar desafios
e possibilidades da política de EJA EPT no RS. A metodologia apresentou-se pela
abordagem de método misto, pois incorpora elementos qualitativos e quantitativos.
Classificou-se em pesquisa documental e bibliográfica, pois implica estudar as
características de uma população. Para tanto, foram produzidos dados por meios de
legislações e sites que apresentaram indicadores educacionais e históricos. Já a
análise ocorreu pela estatística descritiva. Os resultados deste estudo indicaram que
tanto a oferta de cursos, quanto o percentual de inscritos tem sido pouco expressivo.
As matrículas não alcançaram o percentual de 10% pela legislação vigente e a Meta
10 do PNE está muito longe de ser alcançada. Ademais, foi possível concluir que os
indicadores e as características dos cursos demonstram que o caminho para a
efetivação da política pública da EJA EPT ainda está sendo construído, sendo que os
desafios e perspectivas para a melhora dessa modalidade devem ser planejados pela
Gestão dessas instituições e fomentados pelo Ministério da Educação como parece
estar acontecendo com a oferta contida no Edital 17/22, para que se constitua, enfim,
em uma política de Estado. Conclui-se, também, que a EJA EPT carece de atenção
pois mesmo com uma meta especifica no PNE vigente não é possível apresentá-la
como uma política pública consolidada perante a sociedade.
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