dc.contributor.advisor | Silva, Sandra Suzana Maximowitz | |
dc.creator | Motta, Márcia Schild | |
dc.date.accessioned | 2017-03-24T15:09:56Z | |
dc.date.available | 2017-03-24T15:09:56Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2722 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino regular | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject | Pessoas portadoras de necessidades especiais | por |
dc.title | A avaliação na escola regular inclusiva: é necessária uma aplicação diferenciada com os alunos deficientes? | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Pelotas, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é identificar a necessidade, ou não, de se realizar
uma avaliação diferenciada com os alunos deficientes. Utilizou-se uma metodologia
de cunho qualitativo, tendo como público-alvo, cinco professoras da rede municipal
de ensino, todas atuantes nas séries iniciais do ensino fundamental, da cidade de
Pelotas, RS. No referencial teórico, foram buscados subsídios para compreender a
respeito da trajetória da inclusão, questões sobre o processo de avaliação e, por fim,
relato das entrevistas realizadas. Nas considerações finais, a análise dos dados
obtidos, os quais nos mostraram que a inclusão está no rumo certo, mas ainda
necessita de mais qualificação dos profissionais, assim como mais recursos e
acessibilidade nas escolas. E em relação à avaliação, que deve sim, ser
diferenciada, mas no que tange ao olhar sobre a diferenciação de cada indivíduo, de
suas habilidades e competências, e não sobre aos trabalhos e provas realizadas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |