Política de educação profissional nos governos do Rio Grande do Sul: que tijolos a (des)constroem?
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Data
2022-09-30Primeiro membro da banca
Ferreira, Liliana Soares
Segundo membro da banca
Marçal, Fábio Azambuja
Metadata
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A pesquisa teve o objetivo de analisar as propostas e as ações dos governos do EstadodoRioGrande do Sul, para a Educação Profissional, no período compreendido entre os anos de1971a 2021. Inclui-se na Linha de Pesquisa LP1: Políticas e Gestão em Educação Profissional eTecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica,PPGEPT, elaborado junto ao grupo de pesquisa TransformAção - Grupo de EstudosePesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional eKairós-Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Otítulorecorreao uso da palavra “tijolos” como uma metáfora para destacar a necessidade de entendermosaconstrução/desconstrução das propostas e ações dos governos no que se refere à EducaçãoProfissional. O questionamento da proposta é como se configuram as propostas e açõesdosgovernos do Estado do Rio Grande do Sul para Educação Profissional, noperíodocompreendido entre os anos de 1971 a 2021? Os objetivos específicos foramassimdefinidos:historicizar a política de EPT no Brasil e no RS; contextualizar as propostas e as açõesdogoverno do Estado no que se refere à Educação Profissional no RS, no períodode1971a2021 e, por fim, compreender como se constituiu a política educacional e a ofertadeEducação Profissional no período pesquisado. A pesquisa foi um estudo de cinquentaanosdos Governos do RS, através da pesquisa documental e a análise dos planos de governosedasmensagens à Assembleia Legislativa pelos Chefes de Estado, a qual se deu pela análisedeconteúdo (BARDIN, 2019). Os dados foram organizados em quatro fases e apresentadasemcapítulos, incluindo a historicidade nacional e estadual, os destaques dos planoseasmensagens dos governos que compõem cada fase:os dos anos de 1971 a redemocratizaçãodoBrasil e a Constituição Cidadã em 1988; a Educação Profissional na Constituição Estadual eapartir do Simon até o governo popular; a Educação Profissional a partir da expansãodaRedeFederal:o RS na contramão dos interesses; e a Educação Profissional e o acirramentodacriseno RS. Conclui-se que a EP foi ofertada na Rede Estadual do RS emtodos os 13(treze)Governos pesquisados, de Triches a Leite, seja em forma de projetos e ou de programas, comrecursos de verbas federais ou do Tesouro do Estado. A Fundação Escola Técnica LiberatoSalzano Vieira da Cunha foi referência nos últimos 50 anos de governo como oferta daEP. Apesquisa aponta que nos governos populares de Collares, Olívio e Tarso, a EPfoi prioridadena gestão destes governos, incluindo no contexto, projeto em específico sobre a propostadepolítica de Estado para a Educação Profissional. No entanto, nos documentos, nãoforamlocalizadas políticas próprias (a de governo) para a EP. Portanto, comprovou-se queaEPnaRede Estadual ora avança ou apenas está lá sendo ofertada e seguindo a política dos governosfederais
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