dc.contributor.advisor | Casarin, Melânia de Melo | |
dc.creator | Mattje, Simone Raquel | |
dc.date.accessioned | 2017-03-27T12:36:32Z | |
dc.date.available | 2017-03-27T12:36:32Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2723 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to include a four-year student with learning disabilities in the
classroom pre-school kindergarten in the city of Capon of Canoa, seeking their inclusion
in school and their development. Participated in this study, the teacher's classroom, the
subject's family and other special students in the class and teachers. From the research
topic, the methodological choice to circumscribe a qualitative approach, using as a tool
for research, comment, guidance, family interviews, referrals and educational
intervention. The research universe was in a room pre-school to attend this particular
subject, seeking to identify the general needs and potential of the child included, as well
as the development of the student in relation to cognitive, linguistic, and socialization,
using as they have worked through the play, the music and its attributes, as well as
colleagues "normal" special student, was presented children's stories about diversity,
showing that differences exist and should be respected and monitoring a speech
therapist. With the data obtained in the interview with the teacher and family and even
with other teachers from school, I noticed that there was much fear, uncertainty and
misinformation to participate in the growth and development of individual and realized
this guidance and help teachers to adapt school activities, as well as the promotion of
informative lectures for all school teachers on the role of special education, disability and
how it will operate the mental room Multifunctional (ESA) that is to be implemented as a
hub for the end of the year or early next year. All of these actions in the process of
school inclusion of students, facilitated the activities of their daily lives, their relationships
and their growth at the school of kindergarten and beyond. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Acompanhamento especial | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Ações pedagógicas na educação infantil | por |
dc.title | O processo de inclusão de um aluno com necessidades educativas especiais na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The process of pertaining to school inclusion and pedagogical actions forthe deficient attendance to mental in the infantile education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo a inclusão de um aluno de quatro anos com
deficiência mental em sala de aula de pré-escola de Educação Infantil do Município de
Capão da Canoa, visando sua inclusão escolar e o seu desenvolvimento. Participaram
deste estudo, o professor da sala de aula, a família do aluno especial e os demais
alunos da turma e professores. A partir do tema de pesquisa, delimitei a opção
metodológica a uma abordagem qualitativa, usando como instrumento de pesquisa,
observações, orientações, entrevistas familiares, encaminhamentos e intervenção
pedagógica. O universo de investigação deu-se em uma sala de pré-escola para
atender este sujeito especial, buscando identificar as necessidades e potencialidades
gerais da criança incluída, assim como também o desenvolvimento integral do aluno no
que se refere aos aspectos cognitivos, lingüísticos, e de socialização, que foram
trabalhadas utilizando como intermédio, o brincar, a musica e seus atributos, assim
como também aos colegas “normais” do aluno especial, foi apresentado contos infantis
sobre a diversidade, expondo que as diferenças existem e devem ser respeitadas e o
acompanhamento de uma fonoaudióloga. Com os dados obtidos na entrevista com o
professor e com a família e até com os demais professores da escola, pude notar que
existia muito medo, insegurança e desinformação para participar do crescimento e
desenvolvimento deste indivíduo e por isto realizei orientações e auxiliei o professor a
adaptar as atividades escolares, assim como a promoção de palestras informativas para
todos os professores da escola sobre o papel da educação especial, as deficiências e
de como irá funcionar os atendimentos em sala Multifuncional (AEE) que está para ser
implementada como pólo, para o final do ano ou início do ano que vem. Todas estas
ações no processo de inclusão escolar deste aluno, facilitaram as atividades de seu
cotidiano, suas relações e seu crescimento junto a escola de educação infantil e fora
dela. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |