Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Cleber Ori Cuti
dc.creatorKwiatkowski, Gustavo Oliveira
dc.date.accessioned2022-12-06T16:49:01Z
dc.date.available2022-12-06T16:49:01Z
dc.date.issued13-12-20
dc.date.submitted2019-12-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27248
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Sociais Bacharelado, RS, 2019.por
dc.description.abstractCampaign financing through corporate donations has guided investigations into the relationship between financial resources and electoral success for nearly two decades. However, in 2015, the Federal Supreme Court declared the unconstitutionality of corporate donations to parties and candidates in election campaigns, leading researchers to hitherto neglected aspects of electoral financing studies. Thus, maintaining, for example, legislation that enables the elected candidate to finance his or her own electoral enterprise raises new questions: Has the weight of corporate donations not been exacerbated far beyond the national dynamics of campaign financing? Would it not be possible to think of a state and / or local dynamic with other characteristics? Given this, it was intended to conduct an analysis of the importance of electoral investment through own resources in the campaigns of the elected to the City Council of Santa Maria / RS in the elections of 2004, 2008 and 2012. This investigation was justified by the lack of studies about the electoral financing in the municipalities and the almost absence of research on the importance of other sources of resources for electoral competition. The main hypothesis of this work was that, in the campaigns of the elected, the revenues from own resources, when compared to the other sources of electoral financing, were prevalent. The methodological procedure was divided into bibliographic and documentary collection, mapping of electoral legislation and data collection. With the exception of bibliographic research carried out on specific platforms, the remaining materials came from the virtual environments of the Superior Electoral Court. Collected and tabulated, the data were submitted to statistical treatment and analysis, the latter based on the legal framework on campaign financing and on the specific literature on the subject. It is concluded that investment through own resources was predominant among the elected - which points to a possible local dynamics of electoral financing.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFinanciamento de campanhaspor
dc.subjectRecursos própriospor
dc.subjectEleiçõespor
dc.subjectCampaign Fundingeng
dc.subjectOwn resourceseng
dc.subjectElectionseng
dc.titleA dinâmica local de financiamento eleitoral: o peso dos recursos próprios nas campanhas dos eleitos à Câmara Municipal de Santa Maria/RS nas eleições de 2004, 2008 e 2012por
dc.title.alternativeThe local dynamics of electoral funding: weight of own resources in the campaingns of the elected to the Santa Maria/RS in the 2004, 2008 and 2012 electionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCiências Sociais Bachareladopor
dc.description.resumoO financiamento de campanhas por meio de doações empresariais norteou, por quase três décadas, as investigações sobre a relação entre recursos financeiros e sucesso eleitoral. Contudo, em 2015, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade das doações de empresas a partidos e candidatos nas campanhas eleitorais, levando os pesquisadores a aspectos até então negligenciados nos estudos sobre financiamento eleitoral. Assim, a manutenção, por exemplo, da legislação que possibilita o postulante a cargo eletivo financiar sua empreitada eleitoral com recursos próprios fez emergir novos questionamentos: não se exacerbou o peso das doações empresariais para muito além da dinâmica nacional de financiamento de campanhas? Não seria possível pensar em uma dinâmica estadual e/ou local com outras características? Teriam os recursos próprios um papel mais significativo na competição política municipal? Diante disso, pretendeu-se realizar uma análise da importância do investimento eleitoral mediante recursos próprios nas campanhas dos eleitos à Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria/RS nas eleições de 2004, 2008 e 2012. Tal estudo, justificou-se pela escassez de estudos sobre o financiamento eleitoral nos municípios e a quase ausência de pesquisas apreendendo a importância de outras fontes de recursos para a competição eleitoral. A hipótese principal deste trabalho foi que, nas campanhas dos eleitos, as receitas provenientes de recursos próprios, quando comparada as demais fontes de financiamento eleitoral, foram prevalecentes. O procedimento metodológico se desdobrou em coleta bibliográfica e documental, mapeamento da legislação eleitoral e coleta de dados. Com exceção da pesquisa bibliográfica realizada em plataformas específicas, os demais materiais foram provenientes dos ambientes virtuais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Coletados e tabelados, os dados foram submetidos ao tratamento estatístico e à análise, essa última calcada no ordenamento jurídico sobre financiamento de campanhas e na literatura específica sobre o tema. Conclui-se que o investimento mediante os recursos próprios foi predominante entre os eleitos – o que aponta indícios para uma possível dinâmica local de financiamento eleitoral.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO::ESTUDOS ELEITORAIS E PARTIDOS POLITICOSpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto