dc.contributor.advisor | Correa, Aruna Noal | |
dc.creator | Silva, Franciane Moura da | |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T16:49:56Z | |
dc.date.available | 2022-12-06T16:49:56Z | |
dc.date.issued | 2018-12-21 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27253 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estágio Curricular | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Vivências no Estágio Curricular Supervisionado: a participação das famílias na vida escolar de seus filhos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho traz reflexões referentes ao estágio curricular supervisionado, abordando os
desafios em trabalhar com a família e a escola, obtendo total importância destas instituições no
desenvolvimento integral da criança. O objetivo geral é apresentar os questionamentos e
argumentações desta relação entre estágio supervisionado, família e escola. Utilizei como
metodologia a pesquisa reflexiva com apoio de referências bibliográfica e diário de campo.
Através dos autores, trabalhei os entendimentos de Pimenta e Lima (2012) os quais abordam o
estágio supervisionado e a docência com a formação de professores e pedagogos a partir da
relação teoria e prática. Freddo (2004) relatando o ingresso dos filhos na escola, abordando os
sentimentos e as expectativas dos pais. Neste trabalho propus especificar as minhas angústias
referentes aos desafios e problemas encontrados no decorrer do estágio, com uma abordagem
que explicasse como as relações entre família e escola acontecem, dentro do espaço escolar,
superando as dificuldades encontradas e podendo contribuir para o crescimento e
desenvolvimento dos alunos no ambiente escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |