Gênero na Educação Infantil: mediações docentes
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Data
2018-12-13Autor
Silveira, Letícia Silveira da
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Este trabalho de conclusão de curso apresenta reflexões sobre Educação, Educação
Infantil e Gênero. É fruto de uma pesquisa qualitativa. A pesquisa foi realizada em
forma de entrevista semiestruturada. Foram entrevistadas seis professoras de uma
escola Municipal de Santa Maria. A pesquisa possuía como objetivo geral
compreender como são mediadas com as crianças da Educação Infantil as questões
de gênero no ambiente escolar. Neste sentido, das seis entrevistadas, cinco
mencionaram que suas concepções a respeito da palavra gênero lhes sugerem uma
questão biológica. Desta maneira, com as análises dos dados das entrevistas
podemos concluir que as professoras entrevistadas possuem em confusão
conceitual a respeito das questões de gênero e que as mesmas estão em um
processo de construção de conhecimento sobre esta temática, mas mesmo assim as
professoras desenvolvem mediações com suas crianças quando surgem questões
de gênero nos seus cotidianos. Essas mediações são realizadas através de diálogo
que visam desconstruir os estereótipos que a sociedade cria a respeito das
situações que envolvem questões de gênero. Uma das entrevistadas mencionou
que usa as situações a respeito das cores, bonecas e brinquedos, pois são
situações e objetos do cotidiano deles. E através deles ela media para que eles
desconstruam os estereótipos construídos. Podemos concluir com a reflexão da
necessidade da mediação por parte das professoras quando surgem manifestações
de estereótipos a respeito das questões de gênero.
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