dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Braido, Luiza da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T16:50:42Z | |
dc.date.available | 2022-12-06T16:50:42Z | |
dc.date.issued | 2018-12-13 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27259 | |
dc.description.abstract | This research aims at analyzing the professional appreciation of teachers in the Normal
Course of the State Institute of Education Olavo Bilac - IEEOB, Santa Maria / RS,
between 1947 and 1970. To understand it is necessary to go back to the nineteenth
century and find out how the Normal Course in Brazil and in Rio Grande do Sul arises.
In order to carry out the research, IEEOB was chosen because it is the first Institute of
Education created in the interior of the State, which maintains a rich historical collection
with numerous data, to which the researcher had access, as a Scholarship for Scientific
Initiation in a project on the Normal Course, with the Research and Studies Group
Kairós, which is intended to study Work, Public Policies and Education. It is important
to understand the historicity of the Normal Course, to understand the appreciation of
teachers that says a lot about educational professionals and about the political and
social moments that influence and influence education. For the theoretical reference,
we studied works by Saviani (2010), Hypólito (1997, 1999) and Ferreira (2008, 2010),
as well as others. As data production techniques, documentary analysis was carried
out, understood as the study of the documents in their production contexts, comparing
them to each other, being systematized in order to study the appreciation process,
which is understood as comprising the salary and the treatment of teachers,
understood as education workers. In this process, it is believed that there is a lack of
class consciousness among teachers and it is necessary to echo their voices in search
of improvements in the profession and, consequently, in their pedagogical work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Curso Normal | por |
dc.subject | Valorização Profissional | por |
dc.subject | Feminização | por |
dc.subject | História da educação | por |
dc.title | Valorização profissional e feminização dos professores: um estudo a partir do curso normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, de Santa Maria/RS, entre 1901 e 1970 | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como foco analisar como se constitui a valorização profissional dos
professores no Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac - IEEOB,
de Santa Maria/RS, entre 1947 e 1970. Para entender é necessário voltar ao século
dezenove, e descobrir como surge o Curso Normal no Brasil e no Rio Grande do Sul.
Para a realização da pesquisa foi escolhido o IEEOB por ser o primeiro Instituto de
Educação criado no interior do Estado, que mantém um rico acervo histórico com
inúmeros dados, ao qual a pesquisadora teve acesso, como Bolsista de Iniciação
Científica em projeto sobre o Curso Normal, com o Grupo de Estudos e pesquisas
Kairós, que se destina a estudar Trabalho, Políticas Públicas e Educação. É
importante entender a historicidade do Curso Normal, para então compreender a
valorização dos professores que diz muito sobre os profissionais da educação e sobre
os momentos, políticos e sociais, que influenciam e influenciaram na educação. Para
o referencial teórico estudou-se obras de Saviani (2010), Hypólito (1997, 1999) e
Ferreira (2008, 2010), além de outros. Como técnicas de produção de dados realizou se análise documental entendida como o estudo dos documentos em seus contextos
de produção comparando-os entre si, sendo eles sistematizados com o intuito de
estudar o processo de valorização que, se entende, compreende o salário e o
tratamento dado aos professores, entendidos como trabalhadores da educação.
Nesse processo, acredita-se que falta consciência de classe dos professores e falta
fazer ecoarem suas vozes em busca de melhorias na profissão e, consequentemente
em seu trabalho pedagógico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |