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dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorBraido, Luiza da Silva
dc.date.accessioned2022-12-06T16:50:42Z
dc.date.available2022-12-06T16:50:42Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27259
dc.description.abstractThis research aims at analyzing the professional appreciation of teachers in the Normal Course of the State Institute of Education Olavo Bilac - IEEOB, Santa Maria / RS, between 1947 and 1970. To understand it is necessary to go back to the nineteenth century and find out how the Normal Course in Brazil and in Rio Grande do Sul arises. In order to carry out the research, IEEOB was chosen because it is the first Institute of Education created in the interior of the State, which maintains a rich historical collection with numerous data, to which the researcher had access, as a Scholarship for Scientific Initiation in a project on the Normal Course, with the Research and Studies Group Kairós, which is intended to study Work, Public Policies and Education. It is important to understand the historicity of the Normal Course, to understand the appreciation of teachers that says a lot about educational professionals and about the political and social moments that influence and influence education. For the theoretical reference, we studied works by Saviani (2010), Hypólito (1997, 1999) and Ferreira (2008, 2010), as well as others. As data production techniques, documentary analysis was carried out, understood as the study of the documents in their production contexts, comparing them to each other, being systematized in order to study the appreciation process, which is understood as comprising the salary and the treatment of teachers, understood as education workers. In this process, it is believed that there is a lack of class consciousness among teachers and it is necessary to echo their voices in search of improvements in the profession and, consequently, in their pedagogical work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCurso Normalpor
dc.subjectValorização Profissionalpor
dc.subjectFeminizaçãopor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.titleValorização profissional e feminização dos professores: um estudo a partir do curso normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, de Santa Maria/RS, entre 1901 e 1970por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como foco analisar como se constitui a valorização profissional dos professores no Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac - IEEOB, de Santa Maria/RS, entre 1947 e 1970. Para entender é necessário voltar ao século dezenove, e descobrir como surge o Curso Normal no Brasil e no Rio Grande do Sul. Para a realização da pesquisa foi escolhido o IEEOB por ser o primeiro Instituto de Educação criado no interior do Estado, que mantém um rico acervo histórico com inúmeros dados, ao qual a pesquisadora teve acesso, como Bolsista de Iniciação Científica em projeto sobre o Curso Normal, com o Grupo de Estudos e pesquisas Kairós, que se destina a estudar Trabalho, Políticas Públicas e Educação. É importante entender a historicidade do Curso Normal, para então compreender a valorização dos professores que diz muito sobre os profissionais da educação e sobre os momentos, políticos e sociais, que influenciam e influenciaram na educação. Para o referencial teórico estudou-se obras de Saviani (2010), Hypólito (1997, 1999) e Ferreira (2008, 2010), além de outros. Como técnicas de produção de dados realizou se análise documental entendida como o estudo dos documentos em seus contextos de produção comparando-os entre si, sendo eles sistematizados com o intuito de estudar o processo de valorização que, se entende, compreende o salário e o tratamento dado aos professores, entendidos como trabalhadores da educação. Nesse processo, acredita-se que falta consciência de classe dos professores e falta fazer ecoarem suas vozes em busca de melhorias na profissão e, consequentemente em seu trabalho pedagógico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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