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dc.contributor.advisorDegrandi, José Odim
dc.creatorLacerda, Marney Carvalho
dc.date.accessioned2022-12-07T14:16:31Z
dc.date.available2022-12-07T14:16:31Z
dc.date.issued2012-12-21
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27276
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectClima organizacionalpor
dc.titleMotivação dos recursos humanos no serviço público municipalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública Municipal, EaDpor
dc.description.resumoOs objetivos desta pesquisa são: identificar os fatores organizacionais que contribuem para a motivação dos servidores públicos e a importância da motivação no ambiente de trabalho para que estes busquem alternativas capazes de minimizar o impacto que tais fatores causam no atendimento do público e nas relações internas. Foram abordados conceitos importantes para a compreensão do que representa a questão da motivação e de como essa pode ser uma importante ferramenta de gestão e mudança na cultura organizacional. O estudo utilizou como referencial teórico a Teoria Higiene-Motivacional de atitudes no trabalho, desenvolvida por Frederick Herzberg. Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativa, onde foram entrevistados os servidores públicos da Prefeitura Municipal de Santa Maria. Foram aplicadas entrevistas aos servidores e interpretados os dados. A metodologia da pesquisa, que tem características de um estudo de caso, é descritiva, tendo sido escolhida a análise quantitativa, por tratar-se de uma análise mais objetiva, para estudar as informações resultantes da aplicação dos questionários. Os resultados obtidos apontam que os Fatores Higiênicos que mais contribuem são o relacionamento entre o servidor e seu superior imediato e o relacionamento entre as pessoas da mesma equipe e, os Fatores Motivadores, são a responsabilidade no trabalho e o seu desempenho profissional. Quando analisadas as variáveis que compõem os fatores motivacionais (autonomia, desenvolvimento profissional, responsabilidade, reconhecimento e realização profissional) concluímos que os servidores pesquisados sofrem interferências desses fatores em seu processo de motivação. Isto pode ser evidenciado pela correlação dos fatores motivacionais (segundo Herzberg, 1959) com o estado de motivação desses profissionais. Significa dizer que os entrevistados acreditam que os seus trabalhos proporcionam realização pessoal e profissional uma vez que 16% dos servidores declararam-se “Muito satisfeitos” por trabalharem na Prefeitura de Santa Maria e 61% declararam-se ”Satisfeitos”.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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