dc.contributor.advisor | Degrandi, José Odim | |
dc.creator | Lacerda, Marney Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2022-12-07T14:16:31Z | |
dc.date.available | 2022-12-07T14:16:31Z | |
dc.date.issued | 2012-12-21 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27276 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2022. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Clima organizacional | por |
dc.title | Motivação dos recursos humanos no serviço público municipal | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública Municipal, EaD | por |
dc.description.resumo | Os objetivos desta pesquisa são: identificar os fatores organizacionais que
contribuem para a motivação dos servidores públicos e a importância da motivação no
ambiente de trabalho para que estes busquem alternativas capazes de minimizar o impacto que
tais fatores causam no atendimento do público e nas relações internas. Foram abordados
conceitos importantes para a compreensão do que representa a questão da motivação e de
como essa pode ser uma importante ferramenta de gestão e mudança na cultura
organizacional.
O estudo utilizou como referencial teórico a Teoria Higiene-Motivacional de atitudes
no trabalho, desenvolvida por Frederick Herzberg. Trata-se de uma pesquisa de caráter
quantitativa, onde foram entrevistados os servidores públicos da Prefeitura Municipal de
Santa Maria. Foram aplicadas entrevistas aos servidores e interpretados os dados. A
metodologia da pesquisa, que tem características de um estudo de caso, é descritiva, tendo
sido escolhida a análise quantitativa, por tratar-se de uma análise mais objetiva, para estudar
as informações resultantes da aplicação dos questionários.
Os resultados obtidos apontam que os Fatores Higiênicos que mais contribuem são o
relacionamento entre o servidor e seu superior imediato e o relacionamento entre as pessoas
da mesma equipe e, os Fatores Motivadores, são a responsabilidade no trabalho e o seu
desempenho profissional.
Quando analisadas as variáveis que compõem os fatores motivacionais (autonomia,
desenvolvimento profissional, responsabilidade, reconhecimento e realização profissional)
concluímos que os servidores pesquisados sofrem interferências desses fatores em seu
processo de motivação. Isto pode ser evidenciado pela correlação dos fatores motivacionais
(segundo Herzberg, 1959) com o estado de motivação desses profissionais. Significa dizer
que os entrevistados acreditam que os seus trabalhos proporcionam realização pessoal e
profissional uma vez que 16% dos servidores declararam-se “Muito satisfeitos” por
trabalharem na Prefeitura de Santa Maria e 61% declararam-se ”Satisfeitos”. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |