Percepções e ações docentes frente às dificuldades de aprendizagem de estudantes na educação profissional e tecnológica
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Date
2022-10-10Primeiro membro da banca
Vedoin, Andreia
Segundo membro da banca
Correa, Juliane Riboli
Metadata
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As dificuldades de aprendizagem estão presentes em todos os níveis de ensino, entretanto, a forma como os professores atuam frente a estes estudantes é ainda pouco abordada em pesquisas acadêmicas na Educação Profissional e Tecnológica. Assim, este estudo objetivou investigar as práticas pedagógicas dos professores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em relação aos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de entrevistas semi-estruturadas individuais, com professores da área de educação profissional e tecnológica do Colégio Politécnico e Colégio Técnico Industrial, da Universidade Federal de Santa Maria, rede federal de ensino, da cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul - Brasil. Como resultados, constatou-se que os professores necessitam de formação continuada, estimuladas e fornecidas pelas instituições de ensino, para aprimorar a sua prática frente aos estudantes com dificuldades de aprendizagem. Os docentes entrevistados, em geral, realizam adaptações em seus planejamentos, mas isto não é uma unanimidade. As práticas pedagógicas dos professores na educação profissional e tecnológica em relação aos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem são flexíveis, contam com o auxílio de estagiários que compõem o apoio pedagógico. Em geral, não há elaboração de um planejamento adaptado para eles. Espera-se que esta pesquisa contribua, especialmente, na vida de estudantes inseridos na EPT que apresentam dificuldade de aprendizagem e na prática pedagógica de seus professores.
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