dc.creator | Carré, Douglas Moisés Pinheiro | |
dc.date.accessioned | 2022-12-07T18:48:50Z | |
dc.date.available | 2022-12-07T18:48:50Z | |
dc.date.issued | 2022-11-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27289 | |
dc.description.abstract | This thesis emerges from the desire to bring to scene an interpretative style that the
philosopher Paul Ricoeur (1913-2005) found in the psychoanalysis of Sigmund Freud
(1856-1939), which makes it possible to reflect about psychic origins of the religious
phenomenon and on its expressions in culture. By mapping this specific theme in
Freud, Ricoeur established its legitimacy, the great themes it concerns, its validity and
its limits, showing, therefore, the psychoanalysis of religion that exists in Freud’s work.
The psychoanalysis of religion, as a hermeneutics of suspicion, is articulated through
a critique of culture and understands God and religion as an illusion, the fruit of desire.
This illusion, that the psychoanalysis of religion seeks to unmask, is a production of
meaning whose key to understanding escapes those who promote it and, therefore,
needs an interpretation technique that adapts to the dissimulations of its object. Just
when religion was thought to be on its final path of decline, just like a phoenix, it has
risen again, with expressions ranging from Christian and Islamic fundamentalisms to a
variety of post-secular and New Age spiritualisms. The legacy of Christianity, however,
with its subversive core, contrasts with all these manifestations. Supported by the
psychoanalysis of Freud, Lacan and Žižek, I seek to show, in the psychoanalysis of
religion essay that I present in this thesis, that the central core of the Christian kerygma
is a paradox, since what it presents to us is, precisely, an atheistic proposal: the death
of the transcendent God. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Psicanálise | por |
dc.subject | Hermenêutica | por |
dc.subject | Religião | por |
dc.subject | Ricoeur | por |
dc.subject | Freud | por |
dc.subject | Psychoanalysis | eng |
dc.subject | Hermeneutics | eng |
dc.subject | Religion | eng |
dc.title | Psicanálise da religião: um ensaio sobre o legado cristão | por |
dc.title.alternative | Psychoanalysis of religion: an essay about christian legacy | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente tese nasce do desejo de trazer à cena um estilo interpretativo que o filósofo
Paul Ricoeur (1913-2005) encontrou na psicanálise de Sigmund Freud (1856-1939),
que possibilita a reflexão tanto sobre as origens psíquicas do fenômeno religioso
quanto sobre suas expressões na cultura. Ao mapear esse tema específico em Freud,
Ricoeur estabeleceu sua legitimidade, os grandes temas a que concerne, sua validade
e seus limites, mostrando, assim, a psicanálise da religião que existe na obra de
Freud. A psicanálise da religião, como hermenêutica da suspeita, se articula através
de uma crítica da cultura e compreende Deus e a religião como uma ilusão, fruto do
desejo. Tal ilusão, que ela busca desmascarar, é uma produção de sentido cuja chave
de compreensão escapa àquele que o promove e, por isso, necessita de uma técnica
de interpretação que se adapte às dissimulações de seu objeto. Quando se pensava
que a religião estava em sua rota final de declínio, tal qual a fênix, ela ressurgiu
novamente, com expressões que vão desde os fundamentalismos cristãos e islâmicos
até a diversidade de espiritualismos pós-seculares ou pertencentes a Nova Era. O
legado do cristianismo, porém, com seu núcleo subversivo, contrasta com todas essas
manifestações. Apoiado na psicanálise de Freud, Lacan e Žižek, busco evidenciar, no
ensaio de psicanálise da religião que apresento nesta tese, que o núcleo central do
querigma cristão é um paradoxo, pois o que ele nos apresenta é, justamente, uma
proposta ateia: a morte do Deus transcendente. | por |
dc.contributor.advisor1 | Rossatto, Noeli Dutra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2947312243186882 | por |
dc.contributor.referee1 | Krassuski, Jair Antônio | |
dc.contributor.referee2 | Grzibowski, Silvestre | |
dc.contributor.referee3 | Castro, Fabio Caprio Leite de | |
dc.contributor.referee4 | Costa, Vítor Hugo dos Reis | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6552745207851894 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Filosofia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |