dc.creator | Alves, Cristiane Maria | |
dc.date.accessioned | 2022-12-12T17:51:01Z | |
dc.date.available | 2022-12-12T17:51:01Z | |
dc.date.issued | 2022-08-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27301 | |
dc.description.abstract | Este trabajo tuvo el objetivo de desarrollar un LMOOC: curso masivo abierto en línea
de Lengua Española para fines específicos, esto es, suficiencia en lectura de lengua
extranjera. Paro eso, ha utilizado la perspectiva de la Teoría Conectivista como teoría
de aprendizaje (SIEMENS, 2010). La metodología de investigación se situa en la
Bricolaje de Jacques Ardoino (2012), la cual es una epistemología de múltiplas
referencias como matriz reflexiva en Ciencias de la Educación. Como resultados,
hemos encontrado dificultades metodológicas, lo que hizo el curso poco interativo, sin
embargo es plenamente posible la realización de un LMOOC. Además, se percibe la
posibilidad de acciones apoyadas en la Política Linguística de UFSM (2018) para la
comunidad académica interesada en este tipo de oferta. Tambiém, en un aspecto
nacional, la certitumbre que la internet es un norte de política pública, com la finalidad
de generar una sociedad más ecuánime. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Conectivismo | por |
dc.subject | Língua espanhola | por |
dc.subject | LMOOC | por |
dc.subject | Proficiência | por |
dc.subject | Tecnologias digitais | por |
dc.subject | Conectividad | spa |
dc.subject | Lengua española | spa |
dc.subject | Suficiencia | spa |
dc.subject | Tecnologías digitales | spa |
dc.title | Da elaboração de um LMOOC de proficiência em leitura em língua espanhola | por |
dc.title.alternative | De la elaboración de un LMOOC de suficiencia en lectura en lengua española | spa |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um LMOOC: curso massivo
aberto e online de Língua Espanhola para fins específicos, qual seja, suficiência em
leitura em língua estrangeira. Para tanto, utilizou-se a perspectiva da Teoria
Conectivista como teoria de aprendizagem (SIEMENS, 2010). A metodologia de
pesquisa situa-se no campo da Bricolagem de Jacques Ardoino (2012), a qual se
constitui como uma epistemologia multirreferencial como matriz reflexiva em Ciências
da Educação. Como resultados obtidos, foram encontrados desafios metodológicos,
o que tornou o curso aplicado pouco interativo, no entanto verifica-se que a realização
de um LMOOC é plenamente possível. Ademais, evidencia-se a possibilidade de
ações como essa, baseadas na Política Linguística da UFSM (2018), para a
comunidade acadêmica interessada nesse tipo de oferta, assim como, em um aspecto
nacional, a percepção de que a internet é um norteador de política pública, a fim de
propiciar uma sociedade mais equânime. | por |
dc.contributor.advisor1 | Fontana, Marcus Vinícius Liessem | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0148962230603842 | por |
dc.contributor.referee1 | Luzardo, Javier Eduardo Silveira | |
dc.contributor.referee2 | Machado, Wellington Freire | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6558282618400326 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |