Mostrar registro simples

dc.creatorAlves, Cristiane Maria
dc.date.accessioned2022-12-12T17:51:01Z
dc.date.available2022-12-12T17:51:01Z
dc.date.issued2022-08-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27301
dc.description.abstractEste trabajo tuvo el objetivo de desarrollar un LMOOC: curso masivo abierto en línea de Lengua Española para fines específicos, esto es, suficiencia en lectura de lengua extranjera. Paro eso, ha utilizado la perspectiva de la Teoría Conectivista como teoría de aprendizaje (SIEMENS, 2010). La metodología de investigación se situa en la Bricolaje de Jacques Ardoino (2012), la cual es una epistemología de múltiplas referencias como matriz reflexiva en Ciencias de la Educación. Como resultados, hemos encontrado dificultades metodológicas, lo que hizo el curso poco interativo, sin embargo es plenamente posible la realización de un LMOOC. Además, se percibe la posibilidad de acciones apoyadas en la Política Linguística de UFSM (2018) para la comunidad académica interesada en este tipo de oferta. Tambiém, en un aspecto nacional, la certitumbre que la internet es un norte de política pública, com la finalidad de generar una sociedad más ecuánime.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConectivismopor
dc.subjectLíngua espanholapor
dc.subjectLMOOCpor
dc.subjectProficiênciapor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectConectividadspa
dc.subjectLengua españolaspa
dc.subjectSuficienciaspa
dc.subjectTecnologías digitalesspa
dc.titleDa elaboração de um LMOOC de proficiência em leitura em língua espanholapor
dc.title.alternativeDe la elaboración de un LMOOC de suficiencia en lectura en lengua españolaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um LMOOC: curso massivo aberto e online de Língua Espanhola para fins específicos, qual seja, suficiência em leitura em língua estrangeira. Para tanto, utilizou-se a perspectiva da Teoria Conectivista como teoria de aprendizagem (SIEMENS, 2010). A metodologia de pesquisa situa-se no campo da Bricolagem de Jacques Ardoino (2012), a qual se constitui como uma epistemologia multirreferencial como matriz reflexiva em Ciências da Educação. Como resultados obtidos, foram encontrados desafios metodológicos, o que tornou o curso aplicado pouco interativo, no entanto verifica-se que a realização de um LMOOC é plenamente possível. Ademais, evidencia-se a possibilidade de ações como essa, baseadas na Política Linguística da UFSM (2018), para a comunidade acadêmica interessada nesse tipo de oferta, assim como, em um aspecto nacional, a percepção de que a internet é um norteador de política pública, a fim de propiciar uma sociedade mais equânime.por
dc.contributor.advisor1Fontana, Marcus Vinícius Liessem
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0148962230603842por
dc.contributor.referee1Luzardo, Javier Eduardo Silveira
dc.contributor.referee2Machado, Wellington Freire
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6558282618400326por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International