Estratégias competitivas e o poder de negociação dos compradores: estudo de caso em uma indústria de bebidas
Visualizar/ Abrir
Data
2006-12-12Primeiro membro da banca
Schmidt, Alberto Souza
Segundo membro da banca
Godoy, Leoni Pentiado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente dissertação, através de um estudo de caso em uma indústria do setor de bebidas,
localizada no estado do Rio Grande do Sul, cria um modelo para formulação de estratégias
competitivas direcionadas a compradores poderosos das indústrias do setor de bebidas, que
possibilite, aos gestores, a busca por um crescimento empresarial sustentado, melhorar a
posição competitiva e reduzir a vulnerabilidade ao seu exercício do poder, através de análises
da posição estrutural e do ambiente setorial dos compradores, com a identificação das
estratégias atuais, tendências e oportunidades, escolha do posicionamento competitivo,
identificação dos processos internos, competências organizacionais e estabelecimento de um
plano de negócios com atividades e estratégias de marketing, que visem assegurar a geração
de valor para o cliente. Ao final do trabalho, concluiu-se que: 1) mais que tirar proveito
individual no relacionamento, compradores e fornecedores devem dar-se conta de que fazem
parte de uma cadeia de suprimentos de produtos, ou serviços voltados ao consumidor; 2) o
negócio é rentável quando o valor que a empresa cria é superior ao custo do desempenho das
atividades de valor; 3) a importância de analisar a posição estrutural e setorial, quando da
escolha da estratégia competitiva e a elaboração do plano de negócios; 4) ao elaborar um
plano de negócio, identificar todos os processos internos relevantes, e as competências
organizacionais que gerem valor para o cliente e, o mais importante, 5) uma organização só é
eficaz quando há compreensão da relação entre sua estratégia, suas práticas e suas
competências.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: