dc.creator | Müller, Ana Paula Soares | |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T11:36:23Z | |
dc.date.available | 2022-12-13T11:36:23Z | |
dc.date.issued | 2022-10-07 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27311 | |
dc.description.abstract | Based on the consideration that, when moving around cities, all individuals are
pedestrians at some point of the way, accessibility is a fundamental characteristic to
ensure the mobility of all people through pedestrian spaces. However, problems and
obstacles are often observed in the infrastructure of public sidewalks and crosswalks
with regard to accessibility, which can mean usage and mobility limitations and
impediments for people, especially those with disabilities. In the city of Santa Maria
the reality is no different, and knowing the conditions of sidewalks, focusing on
accessibility, is essential in order to allow people with disabilities to use them
autonomously, safely, comfortably, and in equal conditions with other people.
Therefore, the proposed research aims to evaluate the accessibility of sidewalks and
crosswalks in the central region of the city to ensure mobility and equal use by
people with physical, visual, and hearing disabilities. Understanding the perception of
the target audience, through survey and accompanied walks, and knowing the
characteristics of the public sidewalks and crosswalks in the city center, through site
mapping with an evaluation checklist, it is expected to grade the conditions that most
affect the accessibility of these places for these people, generating accessibility
indexes and promoting improved access and social inclusion. According to the
results obtained, the survey and the accompanied walks revealed the negative and
dissatisfied perception of people with disabilities who circulate on the sidewalks in the
region, highlighting the problems and obstacles of accessibility that they observe in
these places. The evaluation checklist allowed to identify the mostly precarious
conditions of these spaces, including sidewalk with holes and unevenness, lack of
tactile paving, furniture and urban elements blocking the circulation, and crosswalks
and curb ramps in bad conditions. Through the classification of problems and
obstacles and the elaboration of accessibility indexes for sidewalks and crosswalks, it
was also possible to identify the low level of accessibility that these spaces offer in
the perception of people with disabilities, highlighting the lack of accessibility in these
places. Hence, the importance of ensuring accessibility in circulation spaces for the
mobility of pedestrians with disabilities is highlighted, and it is hoped that the results
found in this study will foster the discussion and reflection about this issue. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject | Mobilidade | por |
dc.subject | Caminhabilidade | por |
dc.subject | Passeio público | por |
dc.subject | Calçada | por |
dc.subject | Deficiência | por |
dc.subject | Accessibility | eng |
dc.subject | Mobility | eng |
dc.subject | Walkability | eng |
dc.subject | Sidewalk | eng |
dc.subject | Disability | eng |
dc.title | Acessibilidade e mobilidade nos passeios públicos da cidade de Santa Maria, RS | por |
dc.title.alternative | Accessibility and mobility on sidewalks in the city of Santa Maria, RS | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Partindo da consideração de que, nos deslocamentos pelas cidades, todos os
indivíduos são pedestres em algum momento do percurso, destaca-se que a
acessibilidade é uma característica fundamental para garantir a mobilidade de todas
as pessoas pelos espaços de pedestres. Porém, frequentemente observam-se
problemas e obstáculos na infraestrutura dos passeios públicos e faixas de travessia
no que diz respeito à acessibilidade, que podem significar limitações e impedimentos
de uso e mobilidade para as pessoas, especialmente aquelas que possuem alguma
deficiência. Na cidade de Santa Maria a realidade não é diferente, e conhecer as
condições das calçadas, com foco na acessibilidade, é indispensável para que as
pessoas com deficiências possam utilizá-las de modo autônomo, seguro, confortável
e em condições de igualdade para com as demais pessoas. Assim, a pesquisa
proposta objetiva avaliar a acessibilidade dos passeios públicos e das faixas de
travessia na região central da cidade para garantir a mobilidade e o uso igualitário
por pessoas com deficiências físicas, visuais e auditivas. Entendendo a percepção
do público-alvo, através de questionário e passeios acompanhados, e conhecendo
as características dos passeios públicos e faixas de travessia no centro da cidade,
através de mapeamento do local com checklist de avaliação, espera-se classificar as
condições que mais afetam a acessibilidade destes locais para estas pessoas,
gerando índices de acessibilidade e promovendo a melhoria do acesso e a inclusão
social. Conforme os resultados obtidos, o questionário e os passeios acompanhados
evidenciaram a percepção negativa e insatisfeita das pessoas com deficiências que
circulam pelas calçadas da região, destacando os problemas e obstáculos de
acessibilidade que observam nestes locais. O checklist de avaliação permitiu
identificar as condições majoritariamente precárias destes espaços, incluindo
pavimentos com buracos e desníveis, escassez de piso tátil, mobiliários e elementos
urbanos bloqueando a circulação e faixas de travessia e rampas de acesso em más
condições. Através da classificação dos problemas e obstáculos e da elaboração
dos índices de acessibilidade para calçadas e faixas de travessia, foi também
possível identificar o grau baixo de acessibilidade que estes espaços oferecem na
percepção de pessoas com deficiências, evidenciando-se a escassez de
acessibilidade nesses locais. Com isso, destaca-se a importância da garantia de
acessibilidade nos espaços de circulação para a mobilidade dos pedestres com
deficiências e espera-se que os resultados encontrados neste estudo impulsionem a
discussão e reflexão sobre esta problemática. | por |
dc.contributor.advisor1 | Dorneles, Vanessa Goulart | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1926139076993902 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Padillo, Alejandro Ruiz | |
dc.contributor.referee1 | Romano, Fabiane Vieira | |
dc.contributor.referee2 | Zampieri, Fábio Lúcio | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5500348109841910 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Arquitetura e Urbanismo | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |