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dc.creatorMüller, Ana Paula Soares
dc.date.accessioned2022-12-13T11:36:23Z
dc.date.available2022-12-13T11:36:23Z
dc.date.issued2022-10-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27311
dc.description.abstractBased on the consideration that, when moving around cities, all individuals are pedestrians at some point of the way, accessibility is a fundamental characteristic to ensure the mobility of all people through pedestrian spaces. However, problems and obstacles are often observed in the infrastructure of public sidewalks and crosswalks with regard to accessibility, which can mean usage and mobility limitations and impediments for people, especially those with disabilities. In the city of Santa Maria the reality is no different, and knowing the conditions of sidewalks, focusing on accessibility, is essential in order to allow people with disabilities to use them autonomously, safely, comfortably, and in equal conditions with other people. Therefore, the proposed research aims to evaluate the accessibility of sidewalks and crosswalks in the central region of the city to ensure mobility and equal use by people with physical, visual, and hearing disabilities. Understanding the perception of the target audience, through survey and accompanied walks, and knowing the characteristics of the public sidewalks and crosswalks in the city center, through site mapping with an evaluation checklist, it is expected to grade the conditions that most affect the accessibility of these places for these people, generating accessibility indexes and promoting improved access and social inclusion. According to the results obtained, the survey and the accompanied walks revealed the negative and dissatisfied perception of people with disabilities who circulate on the sidewalks in the region, highlighting the problems and obstacles of accessibility that they observe in these places. The evaluation checklist allowed to identify the mostly precarious conditions of these spaces, including sidewalk with holes and unevenness, lack of tactile paving, furniture and urban elements blocking the circulation, and crosswalks and curb ramps in bad conditions. Through the classification of problems and obstacles and the elaboration of accessibility indexes for sidewalks and crosswalks, it was also possible to identify the low level of accessibility that these spaces offer in the perception of people with disabilities, highlighting the lack of accessibility in these places. Hence, the importance of ensuring accessibility in circulation spaces for the mobility of pedestrians with disabilities is highlighted, and it is hoped that the results found in this study will foster the discussion and reflection about this issue.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectCaminhabilidadepor
dc.subjectPasseio públicopor
dc.subjectCalçadapor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectMobilityeng
dc.subjectWalkabilityeng
dc.subjectSidewalkeng
dc.subjectDisabilityeng
dc.titleAcessibilidade e mobilidade nos passeios públicos da cidade de Santa Maria, RSpor
dc.title.alternativeAccessibility and mobility on sidewalks in the city of Santa Maria, RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoPartindo da consideração de que, nos deslocamentos pelas cidades, todos os indivíduos são pedestres em algum momento do percurso, destaca-se que a acessibilidade é uma característica fundamental para garantir a mobilidade de todas as pessoas pelos espaços de pedestres. Porém, frequentemente observam-se problemas e obstáculos na infraestrutura dos passeios públicos e faixas de travessia no que diz respeito à acessibilidade, que podem significar limitações e impedimentos de uso e mobilidade para as pessoas, especialmente aquelas que possuem alguma deficiência. Na cidade de Santa Maria a realidade não é diferente, e conhecer as condições das calçadas, com foco na acessibilidade, é indispensável para que as pessoas com deficiências possam utilizá-las de modo autônomo, seguro, confortável e em condições de igualdade para com as demais pessoas. Assim, a pesquisa proposta objetiva avaliar a acessibilidade dos passeios públicos e das faixas de travessia na região central da cidade para garantir a mobilidade e o uso igualitário por pessoas com deficiências físicas, visuais e auditivas. Entendendo a percepção do público-alvo, através de questionário e passeios acompanhados, e conhecendo as características dos passeios públicos e faixas de travessia no centro da cidade, através de mapeamento do local com checklist de avaliação, espera-se classificar as condições que mais afetam a acessibilidade destes locais para estas pessoas, gerando índices de acessibilidade e promovendo a melhoria do acesso e a inclusão social. Conforme os resultados obtidos, o questionário e os passeios acompanhados evidenciaram a percepção negativa e insatisfeita das pessoas com deficiências que circulam pelas calçadas da região, destacando os problemas e obstáculos de acessibilidade que observam nestes locais. O checklist de avaliação permitiu identificar as condições majoritariamente precárias destes espaços, incluindo pavimentos com buracos e desníveis, escassez de piso tátil, mobiliários e elementos urbanos bloqueando a circulação e faixas de travessia e rampas de acesso em más condições. Através da classificação dos problemas e obstáculos e da elaboração dos índices de acessibilidade para calçadas e faixas de travessia, foi também possível identificar o grau baixo de acessibilidade que estes espaços oferecem na percepção de pessoas com deficiências, evidenciando-se a escassez de acessibilidade nesses locais. Com isso, destaca-se a importância da garantia de acessibilidade nos espaços de circulação para a mobilidade dos pedestres com deficiências e espera-se que os resultados encontrados neste estudo impulsionem a discussão e reflexão sobre esta problemática.por
dc.contributor.advisor1Dorneles, Vanessa Goulart
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1926139076993902por
dc.contributor.advisor-co1Padillo, Alejandro Ruiz
dc.contributor.referee1Romano, Fabiane Vieira
dc.contributor.referee2Zampieri, Fábio Lúcio
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5500348109841910por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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