A importância da família no processo de inclusão educacional e social
Fecha
2010-11Autor
Gomes, Candida Tatiane de Freitas
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Esta pesquisa consiste em um estudo qualitativo que teve com o objetivo
conhecer as concepções e sentimentos das famílias de alunos com necessidades
especiais sobre o processo de educação inclusiva. No referencial teórico destacamse os aspectos históricos da deficiência e da inclusão no Brasil e no Mundo; a
importância de diferentes agentes – sujeito, família, professores, escola e
comunidade – para viabilização do processo de inclusão. Os dados foram coletados
através de entrevistas semi-estruturadas com famílias de sujeitos com necessidade
educacional especial que estudam em escola especial e em escola regular,
considerado com desenvolvimento típico, e que estuda em escola inclusiva. A
análise dos dados demonstra que as famílias encontram muitas dificuldades em
relação ao entendimento sobre o processo de inclusão reduzindo-o, com frequência,
a uma inserção física e social do sujeito com necessidades especiais, configurando
uma compreensão distorcida do processo. Foi possível observar que o processo de
educação inclusiva no município de Capão da Canoa vem se realizando de forma
gradativa e ainda muito tímida, apontando a necessidade de um trabalho mais
enfático na área, integrado e coletivo entre escola, sujeito e família, considerando a
importância da contribuição e do engajamento desta última para a viabilização e o
sucesso deste processo. Desse modo o movimento inclusivo existe, porém é algo
novo, que avança e exige mudanças profundas na família, na escola e no olhar
sobre as diferenças.
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