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dc.contributor.advisorDalla Corte, Marilene Gabriel
dc.creatorNicoletti, Renata
dc.date.accessioned2022-12-15T11:50:34Z
dc.date.available2022-12-15T11:50:34Z
dc.date.issued2021-06-02
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27348
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2021.por
dc.description.abstractThis monograph is result from the studies developed in the Specialization Course in Educational Management, along the line of research LP/1 – Policies and Management of Basic and Higher Education, of the Postgraduate Program in Public Policies and Educational Management, at the Federal University of Santa Maria. It is a production of the Study and Research Group on Educational Policies and Management – GESTAR/CNPq. Its general goal is to understand the democratic management processes in the state public teaching of RS, based on a survey of the state of knowledge, in a time frame from the years 2015 to 2020. The survey of the state of knowledge is characterized as an exploratory study that accessed sources of documental and bibliographic order, looking at the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the Capes Theses and Dissertations Catalog (Capes), and resulted in the selection and analysis of six theses and thirteen dissertations. The data analysis was based on the assumptions of Content Analysis, considering the precepts of Bardin (2016), and with the theoretical contribution of educational management and democratic management, based on the studies of Libâneo (2012), Lück (2011) and Paro (2017), among other references. Among the results and conclusions, it is noteworthy that the state of RS has its own legislation that provides for democratic management, consistent with the assumptions in force in national legislation, as well as mechanisms for its effectiveness, such as the choice of principals and assistant principals. Several cases were identified in which the implementation of democratic school management was successful in different areas of school life, prioritizing participation, especially when there was mediation by school managers, including the principal. Above all, there was a need for greater investment in the qualification of professionals working in school management, with a view to being more prepared for the understanding and implementation of public educational policies and, in this sense, to improve the processes of democratic management in the school context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectMagistério estadual do Rio Grande do Sulpor
dc.titleGestão democrática no magistério público estadual do RS: conceitos e ações a partir de revisão da literaturapor
dc.title.alternativeDemocratic management in the state public teaching of RS: concepts and actions from literature revieweng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta monografia é decorrente dos estudos desenvolvidos no Curso de Especialização em Gestão Educacional, junto à linha de pesquisa LP/1 – Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria. Se constitui numa produção do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional – GESTAR/CNPq. Tem por objetivo geral compreender os processos de gestão democrática no que diz respeito ao magistério público estadual do RS, a partir de uma pesquisa de estado do conhecimento, em um recorte temporal dos anos de 2015 a 2020. A pesquisa do estado do conhecimento caracteriza-se como um estudo exploratório que acessou fontes de ordem documental e bibliográfica, com olhar direcionado à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e ao Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (Capes), e resultou na seleção e análise de seis teses e treze dissertações. A análise dos dados teve como base os pressupostos da Análise de Conteúdo, considerando os preceitos de Bardin (2016), e com o aporte teórico da gestão educacional e gestão democrática com base nos estudos de Libâneo (2012), Lück (2011) e Paro (2017), entre outros referenciais. Entre os resultados e conclusões, destaca-se que o estado do RS possui uma legislação própria que prevê a gestão democrática, condizente com os pressupostos vigentes na legislação nacional, como também possui mecanismos para sua efetivação, como a escolha de diretores e vicediretores escolares. Identificou-se diversos casos em que a implementação da gestão democrática escolar foi bem-sucedida em diferentes âmbitos do cotidiano escolar, priorizando a participação, em especial, quando houve a mediação pelos gestores escolares, entre eles o diretor. Sobremaneira, constatou-se a necessidade de maior investimento na qualificação dos profissionais que atuam na gestão escolar, com vistas a estarem mais preparados para a compreensão e implementação de políticas públicas educacionais e, nesse sentido, aprimorar os processos de gestão democrática no contexto escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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