dc.contributor.advisor | Viana, Luciana Erina Palma | |
dc.creator | Heimerdinger, Fernanda Borges | |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T13:09:46Z | |
dc.date.available | 2022-12-16T13:09:46Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27370 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | With the objective to analyze if aquatic activities contribute for the development of the motor capacities of
children with hydrocephali, three (03) children with hydrocephali had taken part on this study with ages
between one (01) and four (04), who attended Clínica Antônio Francisco Lisbôa, in the city of Santa Maria/RS.
The activities were developed in two (02) weekly sessions of 30 minutes each one. Before initiating the
activities an interview with the children’s parents was carried out, in order to get information about the same
ones. The children were introduced to the place where they would be working, as well as to the teacher and to
the monitor that would help in the activities. After this stage an initial evaluation was carried out with the
children in order to begin the intervention, aiming the development of the motor capacities of the same ones.
After nine (09) lessons an evaluation occurred to verify the evolution of the children after the intervention.
Finally another interview with the parents happened to get information about the developed work with the
children. In the end of the study it was possible to see meaningful results regarding the obtained
improvements, as for example, in the equilibrium, the whole motricity, as well as in the march, contributing in
this way on their displacements, mobility, at last collaborating in the everyday activities, the health and the
quality of life of these children. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Atividades aquáticas | por |
dc.subject | Hidrocefalia | por |
dc.subject | Capacidades motoras | por |
dc.subject | Aquatic activities | eng |
dc.subject | Hydrocephali | eng |
dc.subject | Motor abilities | eng |
dc.title | Desenvolvendo capacidades motoras em crianças com hidrocefalia em atividades aquáticas | por |
dc.title.alternative | Development of the motor capacities of children with hydrocephali in aquatic activities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde | por |
dc.description.resumo | Com o objetivo de analisar se as atividades aquáticas contribuem para o desenvolvimento das capacidades
motoras de crianças com hidrocefalia, fizeram parte deste estudo três (03) crianças com hidrocefalia com
idades entre um (01) e quatro (04) que freqüentavam a Clínica Antônio Francisco Lisbôa, da cidade de Santa
Maria/RS. As atividades foram desenvolvidas em duas (02) sessões semanais de 30 minutos cada sessão.
Antes de iniciar as atividades foi feita uma entrevista com os pais das crianças, a fim de obter informações a
respeito das mesmas. Foi feita também uma apresentação às crianças a cerca do local onde seria trabalhado,
bem como à professora e à monitora que auxiliava nas atividades. Após esta etapa foi realizada uma
avaliação inicial com as crianças para iniciar com a intervenção, visando o desenvolvimento das capacidades
motoras das mesmas. Após nove (09) aulas ocorreu novamente uma avaliação para verificar a evolução das
crianças após a intervenção. Por fim aconteceu outra entrevista com os pais para obter informações
referentes ao trabalho desenvolvido às crianças. Ao final do estudo obteve-se resultados significativos com
relação a melhoras obtidas, como por exemplo, no equilíbrio, na motricidade fina e global, bem como na
marcha, contribuindo desta forma em seus deslocamentos, mobilidade, enfim colaborando nas atividades de vida diária, na saúde e na qualidade de vida das mesmas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |