dc.contributor.advisor | Fontana, Hugo Antonio | |
dc.creator | Paiva, Lícia Sucupira | |
dc.date.accessioned | 2022-12-27T15:12:56Z | |
dc.date.available | 2022-12-27T15:12:56Z | |
dc.date.issued | 2009-08-07 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27415 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | School Boards as a tool for encouraging participation in democratic management in
Brazilian public schools is the subject of this study, which focuses on the literature to
elucidate can be realized as the process of setting up and / or reactivation of School
Board. Discuss the concepts of participation and democratic management of
education in the context of Brazilian education. Then the School Board is presented
as one possible tool for the democratic process is built as part of educational
management, regate with a brief history of the emergence of the councils as
representative bodies to the popular format of the boards in school management in
the way they are established today. The study showed that the guarantee of
democracy in school management as noted in the legislation, however it is necessary
that it be achieved in daily school life, overcoming the paternalistic Brazilian heritage.
In this context, the School Boards presents an opportunity for the development of
effective participation in the school environment contributes to the implementation of democracy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Conselho escolar | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | School board | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.title | Conselhos escolares e a participação na gestão democrática escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Os Conselhos Escolares como ferramenta de fomento à participação na gestão
democrática nas escolas públicas brasileiras é o tema do presente estudo, que tem
como foco a pesquisa bibliográfica para elucidar como pode ser efetivado o
processo de implantação e/ou reativação dos Conselhos Escolares. São discutidos
os conceitos de participação e gestão democrática educacional no contexto da
educação brasileira. Em seguida o Conselho Escolar é apresentado como uma das
possíveis ferramentas para que o processo democrático seja construído no âmbito
da gestão educacional, fazendo um breve regate histórico do surgimento dos
conselhos enquanto instâncias de representação popular até a formatação dos
conselhos na gestão escolar da maneira que estão estabelecidos na atualidade. O
estudo evidenciou que a garantia da democracia dentro da gestão escolar já se
observa na legislação vigente, no entanto faz-se necessário que ela seja
conquistada no cotidiano escolar, na superação da herança paternalista brasileira.
Nesse contexto os Conselhos Escolares apresentam-se como possibilidade de
desenvolvimento da participação efetiva no ambiente escolar contribuindo para a
implementação da Democracia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |