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dc.contributor.advisorGama, Maria Eliza da Rosa
dc.creatorFantoni, Rejane Marisa Müller
dc.date.accessioned2022-12-30T15:26:50Z
dc.date.available2022-12-30T15:26:50Z
dc.date.issued2013-11-28
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27438
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.descriptionSegundo Histórico Escolar o título é: O papel, as ações e a organização das equipes diretivas de duas escolas de educação básica de Arroio do Tigre/RS" Defendida em 30/11/2013.por
dc.description.abstractThis study presents an investigation into the work of a Crew Policies Municipal Elementary School and a State School of Basic Education, a municipality in the state of Rio Grande do Sul, in 2013. We aim with this research, understand the roles assumed and developed by Team Policies in the development and organization of school work. To guide the development process of the research, divided into three blocks: (1) Characteristics of Policies Crew working in Basic Education Schools? (2) conceptions about the roles of Crew Policies? (3) Shares comprise the routine work done by the members of the Development of Educational Policy Work Crew? As sources for gathering information to answer our central questions, we used subjects, they being two Directors, two Deputy Directors and two Supervisors / pedagogical coordinators of the two schools involved. To collect information used interviews with structured screenplays, composed of the issues relevant to the purpose and the research questions aspects. As main results, we can state that the papers carrying the Director, Deputy Director and Supervisor / Coordinator Pedagogical are important to the process of teaching / learning in schools of Basic Education occurs. It takes daily work of mutual aid, commitment, responsibility, democracy, organization and unity, so that the school can cope with the constant changes that occur. Also concluded that the support of the Director and Supervisor / Coordinator Teaching is necessary to ensure time and space to a time of collective work (educational meetings) and ensure the participation of all faculty members at these meetings. Still, the schools are concerned about student learning and lack of parental involvement in the school life of their children and the Departments of Education need to support management teams in their actions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectAções de rotinapor
dc.subjectTrabalho escolarpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectRoutine actionseng
dc.subjectSchool workeng
dc.titleEquipe diretiva na escola básica: desafios frente à gestão democráricapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma investigação sobre o trabalho das Equipes Diretivas de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental e uma Escola Estadual de Educação Básica, de um município do interior do Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2013. Objetivamos com esta pesquisa, compreender os papeis assumidos e desenvolvidos pelas Equipes Diretivas no desenvolvimento e organização do trabalho escolar. Para orientar o processo de desenvolvimento da pesquisa, divididas em três blocos: (1) Características das Equipes Diretivas que atuam nas Escolas de Educação Básica? (2) Concepções acerca dos papeis das Equipes Diretivas? (3) Ações de rotina compõem o trabalho realizado pelos membros das Equipes Diretiva do desenvolvimento do Trabalho Escolar? Como fontes para a coleta de informações para responder nossas questões centrais, utilizamos sujeitos, sendo eles dois Diretores, dois Vice-Diretores e dois Supervisores/Coordenadores Pedagógicos, das duas escolas envolvidas. Para a coleta de informações utilizamos Entrevistas, com roteiros estruturados, composto por questões relacionadas a aspectos pertinentes ao objetivo e às questões de pesquisa. Como principais resultados, podemos apontar que os papeis que exercem o Diretor, o Vice-diretor e o Supervisor/Coordenador Pedagógico são importantes para que ocorra o processo de ensino/aprendizagem nas Escolas de Educação Básica. É preciso um trabalho diário de ajuda mútua, comprometimento, responsabilidade, democracia, organização e união, para que a Escola possa enfrentar as constantes transformações que ocorrem. Concluímos ainda, que é necessário o apoio do Diretor e do Supervisor/Coordenador Pedagógico para garantir tempo e espaço para um horário de trabalho coletivo (reuniões pedagógicas) e assegurar a participação de todos os docentes nesses encontros. Ainda, as Escolas estão preocupadas com a aprendizagem dos alunos e falta da participação dos pais na vida escolar de seus filhos e as Secretarias de Educação precisam apoiar as equipes diretivas em suas ações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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