Mostrar registro simples

dc.creatorRosa, Tiele Fernanda Silva
dc.date.accessioned2023-01-03T17:51:13Z
dc.date.available2023-01-03T17:51:13Z
dc.date.issued2022-09-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27480
dc.description.abstractIn recent decades, we have been living in a period of transition, where rapid technological, cultural and social changes have taken place, but the most profound has occurred in children and adolescents, who are already born adapted to digital culture, unlike previous generations who need to learn this new way of living. This set of changes directly affects the classroom, new student profiles imply pedagogical transformations and new learning processes that often put such different generations in opposition. In this context, history teachers should promote in their classes learning that enables the understanding of history, especially in relation to the local culture, rescuing the historical, social, religious and economic identity of the community that surrounds them. The present work is in line with this proposal for the transformation of education, as it aims to develop teaching material about the municipality, based on cultural heritage. The theme is the teaching of the History of Panambi/RS through Heritage Education in Basic Education, using Information and Communication Technologies (ICT's). The desired objectives are to inventory the heritage assets of the municipality of Panambi-RS that can be cataloged in My Maps and to systematize the different possibilities of understanding the concept of Heritage, using Heritage Education and the Study of the Environment as a methodology. The product presented is an interactive map of the heritage assets of the municipality of Panambi-RS, to be used in history classes in the early and final years of elementary school, linking learning to the diversity of objects of knowledge, to the use of new technologies and preparing the student to be a researcher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfhistóriapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectHistória localpor
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectMapapor
dc.subjectProfhistoryeng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectLocal historyeng
dc.subjectPatrimony educationeng
dc.subjectMapeng
dc.titleO ensino da História de Panambi através do patrimônio culturalpor
dc.title.alternativeTeaching the History of Panambi through cultural patrimonyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoVivemos nas últimas décadas um período de transição, onde ocorrem aceleradas mudanças tecnológicas, culturais e sociais, porém a mais profunda ocorreu nas crianças e adolescentes, que já nascem adaptados à cultura digital, ao contrário das gerações anteriores que necessitam aprender essa nova forma de viver. Esse conjunto de mudanças atinge diretamente a sala de aula, novos perfis de alunos implicam em transformações pedagógicas e em novos processos de aprendizagem que por diversas vezes coloca em oposição gerações tão distintas. Neste contexto docentes de história devem promover em suas aulas aprendizagens que possibilitem a compreensão da história, principalmente em relação a cultura local, resgatando a identidade histórica, social, religiosa, econômica da comunidade que o cerca. O presente trabalho vai ao encontro a essa proposta de transformação da educação, pois visa a elaboração de um material de ensino sobre o município, partindo do patrimônio cultural. A temática é o ensino da História de Panambi/RS através da Educação Patrimonial na Educação Básica, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). Os objetivos almejados são inventariar os bens patrimoniais do município de Panambi-RS passíveis de serem catalogados no My Maps e sistematizar as diferentes possibilidades de compreensão do conceito de Patrimônio, tendo como metodologia a própria Educação Patrimonial e o Estudo do Meio. O produto apresentado é um mapa interativo dos bens patrimoniais do município de Panambi-RS, para utilização nas aulas de história dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, vinculando a aprendizagem a diversidade dos objetos de conhecimento, ao uso de novas tecnologias e preparando o estudante para ser um pesquisador.por
dc.contributor.advisor1Borin, Marta Rosa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887358764231724por
dc.contributor.referee1Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.contributor.referee2Neumann, Rosane Marcia
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263771986596228por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International