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dc.contributor.advisorMota, Helena Bolli
dc.creatorCarvalho, Beatriz dos Santos
dc.date.accessioned2023-01-05T14:40:39Z
dc.date.available2023-01-05T14:40:39Z
dc.date.issued2005-02-01
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27507
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Fonoaudiologia, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis research investigated the ability of hearing discrimination in 41 children with Phonological Disorders (PD), being 16 females and 25 males, with ages between 4 years old and 8.2 years old, who were under treatment or had been treated at CELF/SAF at the UFSM. The research aimed at finding out if the altered phonemes in the phonological system are the same which were not discriminated at the hearing discrimination test and if hearing discrimination abilities are related to the sex, age and the severity degree of PD. Data used were taken through the Picture Test for Hearing Discrimination adapted from “The Boston University Speech Sound Discrimination Picture Test” and through the Child’s Phonological Assessment (Yavas, Hernandorena & Lamprecht, 1992). After data analysis, it was observed that there was no meaningful statistical difference in performance at the hearing discrimination test between sexes and that a better performance in the test is statistically correlated to the chronological age advance. It was found that hearing discrimination inability is bigger in children with PD than in children who do not present communication disturbance. Finally, it follows that the hearing discrimination inability can be a causative or aggravating factor of PD, although it does not apply to every case.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHabilidadepor
dc.subjectDiscriminação auditivapor
dc.titleHabilidades de discriminação auditiva em crianças com desvios fonológicos evolutivospor
dc.title.alternativeHearing discrimination abilities in children with phonological disorderseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationFonoaudiologiapor
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou a habilidade de discriminação auditiva em 41 crianças com DFE, sendo 16 do sexo feminino e 25 do sexo masculino, com idades compreendidas entre 4 anos e 8 anos e 2 meses, que recebiam ou haviam recebido tratamento fonoaudiológico no CELF/SAF da UFSM. O objetivo da pesquisa era verificar se os fonemas alterados no sistema fonológico são os mesmos não discriminados no teste de discriminação auditiva e se as habilidades de discriminação auditiva relacionam-se com o sexo, a idade e o grau de severidade do DFE. Os dados utilizados foram coletados por meio do Teste de Figuras para Discriminação Auditiva adaptado do “The Boston University Speech Sound Discrimination Picture Test” e da Avaliação Fonológica da Criança (Yavas, Hernandorena & Lamprecht, 1992). Após análise dos dados, observou-se que não houve diferença estatisticamente significante de desempenho no teste de discriminação auditiva entre os sexos e que o melhor desempenho no teste está correlacionado estatisticamente ao avanço da idade cronológica. Verificou-se que a ocorrência de inabilidade de discriminação auditiva é maior em crianças com DFE do que em crianças sem distúrbios da comunicação. Por fim, concluiu-se que a inabilidade de discriminação auditiva pode ser um dos fatores causais ou agravantes do DFE, embora não se aplique a todos os casos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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  • Fonoaudiologia [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Fonoaudiologia

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