Mostrar registro simples

dc.creatorAlves, Maria Tereza Silva
dc.date.accessioned2023-01-10T13:07:32Z
dc.date.available2023-01-10T13:07:32Z
dc.date.issued2022-12-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27542
dc.description.abstractThis study, developed in Research Line 2 – Teacher Training Professional and Technological Education, sought a discussion about the triple working hours of teachers. The Project emerged from the observations of the researcher, who is a state teacher, from the perspective of gender studies, and investigated the participation of women, teachers, in state schools covering Santa Maria, as well as the female presence, their historicity, with emphasis on to the heart of RS, reflecting the illusory fragility of being a woman to the undeniable resistance of continuing to fight, the patriarchal system and the illness of teachers and their absences on LTS (health leave), in the period from 2018 to 2021. In this study, we opted for documental research, having as support the bibliographic survey, through consultation of books and scientific articles and the decolonial methodological theoretical approach in the Freirian perspective. Based on documents provided by the State Department of Education, it was proposed to analyze the number of absences in LTS, of teachers from the State Public Network, covering Santa Maria. The study was structured in four chapters. In the first one, the historicity of the EPT in Brazil and in the city of Santa Maria, the Pandemic Scenario and the Triple Journey of Teachers were built, seeking to expose the theoretical framework that supported the study. In the second chapter, it brought the researcher's life story and an approach about Feminism, Decolonity and Epistemologies in the So-called Global South. The Third Chapter addressed the Patriarchy of gender relations and its influences, the feminization of teaching, giving relevance to teaching work, and to female teaching as resistance. Subsequently, the fourth chapter dealt with the effects of work overload on the health of teachers, and the illness of teachers, possible causes and absences – LTS (health leave) from the classroom. As a questioning, it was intended to investigate whether the overload of the triple shift is a determining factor for the illness and, for this, we used the analysis of documents provided by SEDUC where it was possible to observe the number of medical reports of the professors for absence from the service. However, in the pandemic, it was observed that the illness stopped due to remote and hybrid teaching to better understand the impact of the pandemic period on Education. The choice and delimitation of the theme aimed to satisfy the requirements of the line of research in which it is inserted, referring to “Teacher Training for Vocational and Technological Education” (LP 2).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMulherespor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectEPTpor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectTripla jornadapor
dc.subjectAdoecimentopor
dc.subjectWomeneng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectGenreeng
dc.subjectTriple journeyeng
dc.subjectIllnesseng
dc.titleA resistência e a sobrevivência das professoras na rede pública estadual de Santa Mariapor
dc.title.alternativeThe resistance and the survival of women teachers of the state public network in Santa Mariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo, desenvolvido na Linha de Pesquisa 2 – Formação Docente Educação Profissional e Tecnológica, buscou uma discussão acerca da tripla jornada de trabalho das docentes. O Projeto surgiu das observações da pesquisadora, que é professora estadual, sob a ótica dos estudos de gênero, e investigou a participação das mulheres, professoras, em escolas estaduais de abrangência de Santa Maria ,assim como a presença feminina, sua historicidade, com destaque para o Coração do RS, refletindo a ilusória fragilidade de ser mulher à inegável resistência de seguir em luta, o sistema patriarcal e o adoecimento das docentes e seus afastamentos em LTS(licença saúde),no período de 2018 a 2021. Para a condução do estudo, optou-se pela pesquisa documental, tendo como suporte o levantamento bibliográfico, através de consulta em livros e artigos científicos e a abordagem teórica metodológica decolonial na perspectiva Freiriana. Com base em documentos fornecidos pela Secretaria Estadual de Educação, propôs-se a análise do número de afastamentos em LTS, das docentes da Rede Pública Estadual, de abrangência de Santa Maria. O estudo estruturou-se em cinco capítulos, cuja introdução é o primeiro. No segundo deles, construiu-se a historicidade da EPT no Brasil e na cidade de Santa Maria, o Cenário pandêmico e a Tripla Jornada das Docentes, buscando-se expor o referencial teórico que deu sustentação ao estudo. No terceiro capítulo, escrito em primeira pessoa, visto que trouxe a história de vida da pesquisadora, e uma abordagem acerca de Feminismo, Decolonidade e as Epistemologias no Chamado Sul Global. O quarto Capítulo, abordou o Patriarcado das relações de gênero e suas influências, a feminização do magistério, dando relevância ao trabalho docente, e à docência feminina como resistência. Na sequência, o quinto capítulo, dispôs sobre os efeitos da sobrecarga de trabalho na saúde das docentes, e o adoecimento das docentes, possíveis causas e afastamentos –LTS (licenças saúde) da sala de aula. Como questionamento, pretendeu-se investigar se a sobrecarga da tripla jornada é fator determinante para o adoecimento e, para isso, utilizou-se da análise em documentos fornecidos pela SEDUC onde foi possível observar o número de laudos médicos das docentes por afastamento do serviço. No entanto, na pandemia, observou-se que o adoecimento estacionou devido ao ensino remoto e híbrido para bem compreender o impacto do período pandêmico na Educação. A escolha e a delimitação do tema visou satisfazer aos requisitos da linha de pesquisa na qual está inserida, referente a “Formação Docente para a Educação Profissional e Tecnológica” (LP 2).por
dc.contributor.advisor1Pereira, Ascísio dos Reis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9916588298312326por
dc.contributor.advisor-co1Paixão, Márcia Eliane Leindcker da
dc.contributor.referee1Silva, Márcia Alves da
dc.contributor.referee2Oliveira, Francisco Nilton Gomes de
dc.creator.LattesXpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International