Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Suélem Lopes
dc.date.accessioned2023-01-11T17:47:08Z
dc.date.available2023-01-11T17:47:08Z
dc.date.issued2017-03-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27564
dc.description.abstractWhenever the family is not being protective to the children and teenagers, they might have been exposed to risk and vulnerability situations, therefore, the insertion in institutions as a measure of temporary protection could be needed. The function of this institution is going to be to shelter and provide the needed carings to the children and teenagers that, by some reason had to be moved out or abandoned by their families. The team is formed by some professionals, among them, the social educators, which are the focus of this study, since they work directly with the protection measure called Institutional Reception. This paper intends to comprehend the protection of the children and teenagers by the reception, through the view of the social educators. This research has been organized with two articles. The first one aims for comprehending how the protection happens in the Institutional Reception. The second approaches vulnerabilities related to the Institutional Reception. Have taken part of this study 11 social educators aged between 25 and 50 years old. The briefing had been collected in a Institutional Reception for children and teenagers under protection measure in a inner city of Rio Grande do Sul, through semi-structured interviews. The analysis of the briefing was based on the theoretical shapes of the Grounded Theory of Data. Has been established that the protection happens in the reception of children and teenagers, but in some moments it still finds itself vulnerable, mainly because there is not much investment and qualification to the social educators, that works directly to the children and teenagers in protection measure. The reception context, in a way, is promoting vulnerability situations, as for the sheltered public as for the social educators. Points up the necessity of more developed works in the area, as more qualification to the social educators, because, to protect the children and teenagers in shelter, the social educators must be more and more prepared to fill this job extremely important in the Institutional Reception. This way, vulnerability situations will not be promoted in a place that should provide entire protection.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducadores sociaispor
dc.subjectAcolhimento de crianças e adolescentespor
dc.subjectProteçãopor
dc.subjectSocial educatorseng
dc.subjectReception of children and teenagerseng
dc.subjectProtectioneng
dc.titleOs educadores sociais e a proteção social em instituições de acolhimento de crianças e adolescentespor
dc.title.alternativeSocial educators and social protection in children and adolescent recruitment institutionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoQuando a família não está sendo protetiva crianças e adolescentes, podem estar expostos a situações de risco e vulnerabilidade, então pode ser necessária a inserção em instituições como medida de proteção provisória. A função desta instituição será a de acolher e prover temporariamente os cuidados necessários às crianças e adolescentes que por algum motivo tiveram que ser retiradas de suas famílias ou que foram por elas abandonadas. A equipe constitui-se de alguns profissionais, dentre eles, os educadores sociais, que são o foco desse estudo, pois são profissionais que trabalham diretamente com a medida de proteção denominada Acolhimento Institucional. Essa dissertação quer compreender a proteção no acolhimento de crianças e adolescentes pelo olhar dos educadores sociais. Foi organizada por meio de dois artigos. O primeiro artigo busca compreender como a proteção ocorre no Acolhimento Institucional. O segundo artigo trata das vulnerabilidades relacionadas ao Acolhimento Institucional. Participaram deste estudo 11 educadores sociais com idades ente 25 à 50 anos. As informações foram coletadas em uma Instituição de Acolhimento para crianças e adolescentes em medida de proteção em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, por meio de entrevistas semiestruturadas. As análises das informações basearam-se no modelo teórico da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). Constatou-se que a proteção ocorre no acolhimento de crianças e adolescentes mas em alguns momentos ela ainda encontra-se vulnerável, principalmente pelo fato de existir pouco investimento e qualificação aos educadores sociais que trabalham diretamente com as crianças e adolescentes em medida de proteção. O contexto do acolhimento de certa forma está promovendo situações de vulnerabilidade tanto para o público acolhido tanto para os educadores sociais. Destaca-se a necessidade de mais trabalhos desenvolvidos na área, assim como a qualificação dos educadores sociais, pois, para exercer a proteção às crianças e adolescentes em acolhimento os educadores sociais devem estar cada vez mais preparados para exercer este cargo de suma importância no Acolhimento Institucional. Desta forma, situações de vulnerabilidades não serão promovidas em um lugar que deve proporcionar proteção integral.por
dc.contributor.advisor1Santos, Samara Silva dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315602265197011por
dc.contributor.advisor-co1Motta, Roberta Fin
dc.contributor.referee1Arpini, Dorian Mônica
dc.contributor.referee2Abaid, Josiane Lieberknecht Wathier
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4376853279724294por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International