dc.creator | Ribeiro, Jonas Daniel | |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T17:11:21Z | |
dc.date.available | 2023-01-13T17:11:21Z | |
dc.date.issued | 2022-12-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27594 | |
dc.description.abstract | Universities perform three functions in the Brazilian high education organizational field that
are the expression of a rationalized myth, i.e., teaching, research and ‘extension’. However the
extension function lacks conceptual clarity and is often misunderstood within universities.
The dissertation takes for granted that there are different institutional logics among different
areas of knowledge in order to understand a conflict between the rationalized myth and the
materialization of the extension function. The objective of this research is to describe
ambiguities between symbols and extension practices stated in projects of different areas of
knowledge at the Federal University of Santa Maria, Brazil, in the period from 2019 to 2021.
The research is a case study and, to achieve its objective, a method of capturing institutional
logics was applied by means of classical lexicographic analysis techniques, word cloud,
descending hierarchical classification, factorial correspondence analysis, content analysis
coding and contingency tables. The study concludes that rationalized myth in an idealized
extension function logic handles the high education field as a monolithic block and imposes
necessary conditions for institutional change on it that are weakly considered in the projects,
revealing ambiguity between symbols and practices. On the other hand, three distinct
institutional logics were captured, that is, a formative extensionist logic; an empowering
extensionist logic and a contracting extensionist logic that proved to be coherent with the
traditional extensionist tendencies of the European, Córdoba and North American schools,
respectively. The change idealized by the University demands more institutional work to
make it come true, as well as consideration for the different dominant logics in its extension
policy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Lógicas institucionais | por |
dc.subject | Extensão universitária | por |
dc.subject | Nova sociologia institucional | por |
dc.subject | Institutional logics | eng |
dc.subject | University extension | eng |
dc.subject | New institutional sociology | eng |
dc.title | O mito da extensão universitária e suas lógicas institucionais na UFSM | por |
dc.title.alternative | The myth of university ‘extension’ and its institutional logics | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | No campo do ensino superior as universidades atuam em três funções que são a expressão de
mitos racionalizados: o ensino, a pesquisa e a extensão. A extensão não apresenta clareza
conceitual e com frequência não é compreendida dentro das universidades. Para entender esse
conflito entre o mito racionalizado e a materialização da extensão, parte-se do pressuposto de
que existam diferentes lógicas institucionais, nas diferentes áreas de difusão do conhecimento.
Esta pesquisa tem como objetivo descrever as ambiguidades entre os símbolos e práticas de
extensão contemplados nos projetos das diferentes áreas do conhecimento na UFSM no
período de 2019 a 2021. A pesquisa é um estudo de caso e, para atingir o seu objetivo, foi
utilizado um método de captura das lógicas institucionais por meio de técnicas de análise
lexicográfica clássica, nuvem de palavras, classificação hierárquica descendente, análise
fatorial de correspondência, com ferramentas de software e análise de conteúdo por meio de
codificação com utilização de tabelas de contingência. O mito racionalizado por meio de uma
lógica idealizada na política de extensão trata o campo universitário como um bloco
monolítico e lhe impõe condições necessárias à mudança institucional que estão fracamente
contempladas nos projetos revelando a ambiguidade entre símbolos e práticas. Por outro lado
foram capturadas três lógicas institucionais distintas, ou seja, uma lógica extensionista
formadora; uma lógica extensionista empoderadora e uma lógica extensionista contratante que
se mostraram coerentes com as tendências extensionistas tradicionais da escola europeia, de
Córdoba e norte-americana, respectivamente. A mudança idealizada pela UFSM demanda
mais trabalho institucional para que se torne realidade, bem como, consideração pelas
diferentes lógicas dominantes na sua política de extensão. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pigatto, Jose Alexandre Magrini | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4721687411214673 | por |
dc.contributor.referee1 | Lock, Fernando do Nascimento | |
dc.contributor.referee2 | Zuccolotto, Robson | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5718727678874784 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração Pública | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |