dc.creator | Oliveira, Natiéle Medina | |
dc.creator | Sepel, Lenira Maria Nunes | |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T13:20:36Z | |
dc.date.available | 2023-01-17T13:20:36Z | |
dc.date.issued | 2023-01 | |
dc.identifier.isbn | 978-85-67104-83-6 | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27608 | |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Ensino de Ciências | por |
dc.subject | Metodologias ativas | por |
dc.title | Planejamento de material didático para formação continuada de professores de Ciências | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | O caderno “Planejamento de material didático para formação continuada de professores de Ciências” foi desenvolvido durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria e vinculado ao ‘Programa de Extensão Divulgação de Ciência e Tecnologia para o Ensino de Ciências (DCTEC). O caderno está dividido em três módulos, cada um correspondendo a uma etapa da sequência didática desenvolvida para abordar o tema ‘‘Prevenção do Câncer de Pele’’. O material é destinado para professores da Educação Básica em formação continuada e para docentes em formação inicial em cursos da área das Ciências da Natureza. O texto tem seções que podem ser usadas de modo direto em sala de aula da Educação Básica e seções que servem de suporte e orientação para alunos de graduação dos cursos de licenciatura que atuarão tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio e que buscam uma complementação para a formação inicial docente. A organização do material didático sob forma de caderno de extensão visa, principalmente, contribuir para a realização das atividades de cursos e oficinas que tenham como tema geral discutir o planejamento de atividades didáticas. Acreditamos que tais discussões oferecem momentos de reflexão sobre a prática docente em busca de um processo de ensino-aprendizagem que seja contextualizado com situações do dia a dia dos alunos, possibilitando a construção de um conhecimento que faça sentido para vida dos estudantes. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | por |