dc.creator | Trindade Junior, Ramiro Paim | |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T11:19:45Z | |
dc.date.available | 2023-01-18T11:19:45Z | |
dc.date.issued | 2022-12-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27616 | |
dc.description | O título da dissertação que consta na ata de defesa é "Uma história arturiana na era dos estúdios: representações de gênero no filme Os cavaleiros da távola redonda”. | por |
dc.description.abstract | This dissertation presents the final results of the research “An Arthurian story in the era of
studios: gender representations in the film the knights of the round table”. The objective of this
study was to identify the main characteristics of the representations and discourses that Cinema
produced in the mid-twentieth century from the Arthurian stories and how they relate to social,
political and cultural aspects of this contemporary period. In this sense, we focus on the
characters present in the film “Os Cavaleiros da Távola Redonda” (Knights of the Round Table,
1953, Richard Thorpe) and the relationship they have with their historical context from a gender
perspective, as conceptualized by historian Joan Scott. We employ the ideas of representations
and discourses and an examination of the filmic source concerned with its aesthetic and script
elements. Our conclusion is that such cinematographic production dialogues with elements of
political, sexual and gender conservatism. This is because it presents notions of masculine and
feminine that are in line with this perspective, since, among other things, it makes an apology
for marriage, vehemently condemns women's sexual freedom and places strength and union as
masculine attributes. Thus, such cinematographic work uses a medieval theme to reproduce
social, political and, above all, conservative gender precepts present in certain sectors of society
of its time during the 1950s. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Idade Média | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Rei Artur | por |
dc.subject | Middle Ages | eng |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | King Arthur | eng |
dc.title | Uma história arturiana na era dos estúdios: representações de gênero no filme “Os cavaleiros da távola redonda” (1953) | por |
dc.title.alternative | An arthurian history in the studio age: gender representations in the film “Knights of the round table” (1953) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação apresenta os resultados finais da pesquisa “Uma história arturiana na era
dos estúdios: representações de gênero no filme os cavaleiros da távola redonda”. O objetivo
desse estudo foi identificar as principais características das representações e discursos que o
Cinema produziu em meados do século XX a partir das histórias arturianas e como elas se
relacionam com aspectos sociais, políticos e culturais desse período contemporâneo. Nesse
sentido, enfocamos os personagens presentes no filme “Os Cavaleiros da Távola Redonda”
(Knights of the Round Table, 1953, Richard Thorpe) e a relação que possuem com seu contexto
histórico a partir de uma perspectiva de gênero, conforme conceituado pela historiadora Joan
Scott. Empregamos as ideias de representações e discursos e um exame da fonte fílmica
preocupado com seus elementos estéticos e de roteiro. Nossa conclusão é que tal produção
cinematográfica dialoga com elementos de conservadorismo político, sexual e de gênero. Isso
porque apresenta noções de masculino e feminino que vão ao encontro dessa perspectiva, pois,
entre outras coisas, faz uma apologia ao matrimônio, condena veementemente a liberdade
sexual das mulheres e coloca a força e união como atributos masculinos. Desse modo, tal obra
cinematográfica utiliza uma temática medieval para reproduzir preceitos sociais, políticos e,
sobretudo, de gênero conservadores presentes em certos setores da sociedade de sua época
durante os anos 1950. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mendonça Júnior, Francisco de Paula Souza de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6177272366272480 | por |
dc.contributor.referee1 | Lima, Marcelo Pereira | |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Daniele Gallindo | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1986731414004428 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |