Mostrar registro simples

dc.creatorTrindade Junior, Ramiro Paim
dc.date.accessioned2023-01-18T11:19:45Z
dc.date.available2023-01-18T11:19:45Z
dc.date.issued2022-12-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27616
dc.descriptionO título da dissertação que consta na ata de defesa é "Uma história arturiana na era dos estúdios: representações de gênero no filme Os cavaleiros da távola redonda”.por
dc.description.abstractThis dissertation presents the final results of the research “An Arthurian story in the era of studios: gender representations in the film the knights of the round table”. The objective of this study was to identify the main characteristics of the representations and discourses that Cinema produced in the mid-twentieth century from the Arthurian stories and how they relate to social, political and cultural aspects of this contemporary period. In this sense, we focus on the characters present in the film “Os Cavaleiros da Távola Redonda” (Knights of the Round Table, 1953, Richard Thorpe) and the relationship they have with their historical context from a gender perspective, as conceptualized by historian Joan Scott. We employ the ideas of representations and discourses and an examination of the filmic source concerned with its aesthetic and script elements. Our conclusion is that such cinematographic production dialogues with elements of political, sexual and gender conservatism. This is because it presents notions of masculine and feminine that are in line with this perspective, since, among other things, it makes an apology for marriage, vehemently condemns women's sexual freedom and places strength and union as masculine attributes. Thus, such cinematographic work uses a medieval theme to reproduce social, political and, above all, conservative gender precepts present in certain sectors of society of its time during the 1950s.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCinemapor
dc.subjectIdade Médiapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectRei Arturpor
dc.subjectMiddle Ageseng
dc.subjectGendereng
dc.subjectKing Arthureng
dc.titleUma história arturiana na era dos estúdios: representações de gênero no filme “Os cavaleiros da távola redonda” (1953)por
dc.title.alternativeAn arthurian history in the studio age: gender representations in the film “Knights of the round table” (1953)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta os resultados finais da pesquisa “Uma história arturiana na era dos estúdios: representações de gênero no filme os cavaleiros da távola redonda”. O objetivo desse estudo foi identificar as principais características das representações e discursos que o Cinema produziu em meados do século XX a partir das histórias arturianas e como elas se relacionam com aspectos sociais, políticos e culturais desse período contemporâneo. Nesse sentido, enfocamos os personagens presentes no filme “Os Cavaleiros da Távola Redonda” (Knights of the Round Table, 1953, Richard Thorpe) e a relação que possuem com seu contexto histórico a partir de uma perspectiva de gênero, conforme conceituado pela historiadora Joan Scott. Empregamos as ideias de representações e discursos e um exame da fonte fílmica preocupado com seus elementos estéticos e de roteiro. Nossa conclusão é que tal produção cinematográfica dialoga com elementos de conservadorismo político, sexual e de gênero. Isso porque apresenta noções de masculino e feminino que vão ao encontro dessa perspectiva, pois, entre outras coisas, faz uma apologia ao matrimônio, condena veementemente a liberdade sexual das mulheres e coloca a força e união como atributos masculinos. Desse modo, tal obra cinematográfica utiliza uma temática medieval para reproduzir preceitos sociais, políticos e, sobretudo, de gênero conservadores presentes em certos setores da sociedade de sua época durante os anos 1950.por
dc.contributor.advisor1Mendonça Júnior, Francisco de Paula Souza de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6177272366272480por
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Pereira
dc.contributor.referee2Gonçalves, Daniele Gallindo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1986731414004428por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International